Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18903
Título: | O uso de fábulas no ensino fundamental para o desenvolvimento das competências leitora e escritora |
Autor(es): | Oliveira, Aline Pontes de |
Orientador(es): | Silveira, Ana Paula Pinheiro da |
Palavras-chave: | Alfabetização Fábulas Leitura Educação - Metodologia Literacy Fables Reading Education - Methodology |
Data do documento: | 12-Dez-2015 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | OLIVEIRA, Aline Pontes de. O uso de fábulas no ensino fundamental para o desenvolvimento das competências leitora e escritora. 2015. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015. |
Resumo: | Este trabalho visa contribuir para o desenvolvimento da prática e ampliação do letramento em sala de aula. Através de uma sequência didática baseada no gênero discursivo fábula procurou-se oferecer instrumentos para que os alunos consigam participar do mundo letrado de maneira consciente e independente, sabendo adequar o seu discurso ao objetivo comunicativo proposto. Seguindo esta ideia, saber ler e escrever não se resume a reconhecer as letras e as regras gramaticais, mas produzir sentidos em uma determinada situação sócio-discursiva. Ao final da sequência, verificou-se que o aluno, ao entender este processo participativo, aprende que o texto é constituído a partir de um processo de escrita/leitura/reescrita e o resultado desta relação com a linguagem fará com que sua autonomia e desenvolvimento sejam alcançados. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18903 |
Aparece nas coleções: | CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_ELPL_ID_2015_02.pdf | 655,04 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.