Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18901
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Luz, Thais Fernanda Rodrigues da | |
dc.date.accessioned | 2020-11-23T13:41:59Z | - |
dc.date.available | 2020-11-23T13:41:59Z | - |
dc.date.issued | 2015-11-28 | |
dc.identifier.citation | LUZ, Thais Fernanda Rodrigues da. Memória e identidade no conto “O hóspede secreto” de Miguel Sanches Neto. 2015. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18901 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Literatura | pt_BR |
dc.subject | Memória | pt_BR |
dc.subject | Identidade (Psicologia) | pt_BR |
dc.subject | Sanches Neto, Miguel, 1965- | pt_BR |
dc.subject | Literature | pt_BR |
dc.subject | Memory | pt_BR |
dc.subject | Identity (Psychology) | pt_BR |
dc.subject | Sanches Neto, Miguel, 1965- | pt_BR |
dc.title | Memória e identidade no conto “O hóspede secreto” de Miguel Sanches Neto | pt_BR |
dc.type | specializationThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | O conto “O hóspede secreto", de Miguel Sanches Neto, apresenta uma moça da cidade, que evoca por meio de uma imagem-lembrança (o galo de penas marrons) um elo com a infância. Tal acontecimento, por curto tempo, possibilita uma reconquista do mundo perdido; transitar pela memória, visualizar novamente o passado, é uma representação ao resgate da sua verdadeira identidade, embora ela saiba que o canto do galo é apenas a verossimilhança e reconhecimento da infância, e que ele não trará de volta os elementos do campo e os pais já mortos. O objetivo deste artigo é analisar o conto sob a ótica das reflexões sobre memória, tendo como base reflexões teóricas de Agostinho (1999), Le Goff (1994), Bergson (1999), Bosi (1994), Nora (1993) e Pollak (1992). Busca-se compreender quais são as evidências, no conto, que estabelecem a memória como formadora de identidade. | pt_BR |
dc.degree.local | Curitiba | pt_BR |
dc.publisher.local | Curitiba | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Souza, Maurini de | |
dc.contributor.referee1 | Souza, Maurini de | |
dc.contributor.referee2 | Silveira, Ana Paula Pinheiro | |
dc.contributor.referee3 | Cantarin, Márcio Matiassi | |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Ensino de Língua Portuguesa e Literatura | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_ELPL_IJ_2016_08.pdf | 420,9 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.