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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouza, Marcela Sampaio de
dc.date.accessioned2020-11-23T13:41:52Z-
dc.date.available2020-11-23T13:41:52Z-
dc.date.issued2015-11-28
dc.identifier.citationSOUZA, Marcela Sampaio de. Leitura e escrita para o aluno surdo: influências dos aspectos linguísticos e identitários. 2015. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18898-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEstudantes surdospt_BR
dc.subjectLingua de sinaispt_BR
dc.subjectLinguagem e educaçãopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.subjectDeaf studentspt_BR
dc.subjectSign languagept_BR
dc.subjectLanguage and educationpt_BR
dc.subjectReadingpt_BR
dc.subjectTeacherspt_BR
dc.titleLeitura e escrita para o aluno surdo: influências dos aspectos linguísticos e identitáriospt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa reflete acerca da leitura e escrita dos surdos e como os aspectos de linguagem e da identidade surda podem influenciar no processo de aprendizagem e de inclusão do surdo na sociedade. Considerando que o ambiente linguístico é o de sinais, a dificuldade do professor para atender às necessidades de seus alunos é real e aquilo que constitui sua cultura é, muitas vezes, deixado de lado, como a experiência visual, a Libras, expressões faciais e corporais, ou seja, tudo o que a comunidade surda produz. Considera-se, neste trabalho, que a leitura e a escrita do aluno surdo estão interligadas à identidade que está em constante mudança e com os aspectos de linguagem. Defende-se, portanto, o ponto de vista que para que isso possa acontecer, é preciso que o surdo esteja em contato com a Libras, sua primeira língua, e depois com o português, com a ajuda de professores e tradutores/intérpretes de Libras. Para analisar as dificuldades dos alunos surdos, desenvolveu-se um estudo de caso, com cinco sujeitos surdos, matriculados no Ensino Médio e que frequentam a sala de apoio. As análises de dados apontam para o fato de que o surdo criou barreiras para aquisição da leitura e da escrita, por falta de estratégias de ensino que vão ao encontro das necessidades deles, vinculadas ao fato de que a língua portuguesa não é a sua língua materna, e ainda, que a imagem pode favorecer o conhecimento prévio e, consequentemente, a realização de inferências que favorecem a leitura.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Silveira, Ana Paula Pinheiro
dc.contributor.referee1Silveira, Ana Paula Pinheiro da
dc.contributor.referee2Cantarin, Márcio Matiassi
dc.contributor.referee3Cordeiro, Marian Sbaraini
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEnsino de Língua Portuguesa e Literaturapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
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