Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18893
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorEcheverria, Auriane Medeiros
dc.date.accessioned2020-11-23T13:41:42Z-
dc.date.available2020-11-23T13:41:42Z-
dc.date.issued2016-05-03
dc.identifier.citationECHEVERRIA, Auriane Medeiros. Ensino de literatura africana no nível fundamental e médio. 2016. 99 f. Trabalho de Conclusão de Curso(Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18893-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectLiteratura africanapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectLegislaçãopt_BR
dc.subjectLiteratura - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectAfrican literaturept_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectLegislationpt_BR
dc.subjectLiterature - Study and teachingpt_BR
dc.titleEnsino de literatura africana no nível fundamental e médiopt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoA partir deste trabalho, pretende-se pensar como o ensino da literatura democratiza e, a partir disso, poder enxergá-la como libertadora e essencial para o conhecimento da cultura de um povo. Para isso, foi feita uma pesquisa quantitativa com professores e alunos do ensino fundamental e médio de escolas públicas no município de Rio Claro(SP) com o objetivo de descobrir qual é o grau de conhecimento dos professores e alunos nesse assunto, e a percepção dos professores quanto à inserção e o ensino da literatura nas grades curriculares do ensino básico.Os principais suportes teóricos para isso são a linha legislativa da Lei nº 10. 639/2003, que promulga a literatura africana como disciplina escolar,além da Sociologia − das ausências e emergências, de Boaventura de Sousa Santos, e principalmente o suporte teórico pedagógico sociointeracionista de Lev Vygotsky, que vê o indivíduo como o resultado de um processo sócio-histórico. Percebeu-se, então, que a literatura Africana existe, assim como há uma lei que regulamenta seu ensino, a qual não é aplicada de fato.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Lima, Marcelo Fernando de
dc.contributor.referee1Lima, Marcelo Fernando de
dc.contributor.referee2Polese, Edna da Silva
dc.contributor.referee3Mandaji, Carolina Fernandes da Silva
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEnsino de Língua Portuguesa e Literaturapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
Aparece nas coleções:CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_ELPL_IJ_2016_01.pdf623 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.