Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18892
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Pazin, Taise Marta | |
dc.date.accessioned | 2020-11-23T13:41:40Z | - |
dc.date.available | 2020-11-23T13:41:40Z | - |
dc.date.issued | 2016-03-12 | |
dc.identifier.citation | PAZIN, Taise Marta. Metodologias alternativas para o ensino de literatura. 2016. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18892 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Educação - Metodologia | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Literatura - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Education - Methodology | pt_BR |
dc.subject | Reading | pt_BR |
dc.subject | Literature - Study and teaching | pt_BR |
dc.title | Metodologias alternativas para o ensino de literatura | pt_BR |
dc.type | specializationThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Fazer com que os alunos sintam prazer e criem o hábito da leitura é uma das tarefas mais difíceis e importantes para um professor de Português. Para isso, o profissional da educação deve estar bem fundamentado para encontrar caminhos que contribuam para a aprendizagem de textos literários, sabendo o que é um bom texto literário e como encaminhá-lo em sala de aula. Sabe-se que práticas metodológicas de ensino e aprendizagem, direcionadas apenas em teorias tradicionais, não contemplam de modo aprofundado as reais necessidades de leitura e escrita por parte dos alunos. Os educadores devem buscar estratégias que aprimorem tal ensino, de modo a despertar nos alunos o gosto pela leitura, propondo em sala, didáticas que visem desenvolver atividades leitoras. Nesse sentido, busca-se demonstrar através de uma análise literária que a prática metodológica baseada em sequências didáticas que possam atender de forma processual essas necessidades que os professores tanto almejam: fazer do ensino da literatura uma prática significativa para si e também para seus alunos. Como forma de refletir sobre tais questões, e sugerindo caminhos para se chegar ao letramento literário no ensino médio, expomos, nesse artigo, uma proposta didática tomando como referência o modelo de sequência expandida de Cosson. Utilizaremos como obra literária o conto “O enfermeiro” de Machado de Assis. | pt_BR |
dc.degree.local | Curitiba | pt_BR |
dc.publisher.local | Curitiba | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Polese, Edna da Silva | |
dc.contributor.referee1 | Polese, Edna da Silva | |
dc.contributor.referee2 | Silveira, Ana Paula Pinheiro da | |
dc.contributor.referee3 | Lima, Marcelo Fernando de | |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Ensino de Língua Portuguesa e Literatura | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_ELPL_IT_2016_11.pdf | 582,24 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.