Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18892
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPazin, Taise Marta
dc.date.accessioned2020-11-23T13:41:40Z-
dc.date.available2020-11-23T13:41:40Z-
dc.date.issued2016-03-12
dc.identifier.citationPAZIN, Taise Marta. Metodologias alternativas para o ensino de literatura. 2016. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18892-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEducação - Metodologiapt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectLiteratura - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducation - Methodologypt_BR
dc.subjectReadingpt_BR
dc.subjectLiterature - Study and teachingpt_BR
dc.titleMetodologias alternativas para o ensino de literaturapt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoFazer com que os alunos sintam prazer e criem o hábito da leitura é uma das tarefas mais difíceis e importantes para um professor de Português. Para isso, o profissional da educação deve estar bem fundamentado para encontrar caminhos que contribuam para a aprendizagem de textos literários, sabendo o que é um bom texto literário e como encaminhá-lo em sala de aula. Sabe-se que práticas metodológicas de ensino e aprendizagem, direcionadas apenas em teorias tradicionais, não contemplam de modo aprofundado as reais necessidades de leitura e escrita por parte dos alunos. Os educadores devem buscar estratégias que aprimorem tal ensino, de modo a despertar nos alunos o gosto pela leitura, propondo em sala, didáticas que visem desenvolver atividades leitoras. Nesse sentido, busca-se demonstrar através de uma análise literária que a prática metodológica baseada em sequências didáticas que possam atender de forma processual essas necessidades que os professores tanto almejam: fazer do ensino da literatura uma prática significativa para si e também para seus alunos. Como forma de refletir sobre tais questões, e sugerindo caminhos para se chegar ao letramento literário no ensino médio, expomos, nesse artigo, uma proposta didática tomando como referência o modelo de sequência expandida de Cosson. Utilizaremos como obra literária o conto “O enfermeiro” de Machado de Assis.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Polese, Edna da Silva
dc.contributor.referee1Polese, Edna da Silva
dc.contributor.referee2Silveira, Ana Paula Pinheiro da
dc.contributor.referee3Lima, Marcelo Fernando de
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEnsino de Língua Portuguesa e Literaturapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
Aparece nas coleções:CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_ELPL_IT_2016_11.pdf582,24 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.