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Campo DCValorIdioma
dc.creatorCamaroto, Roseli Brando da Silva
dc.date.accessioned2020-11-23T13:41:38Z-
dc.date.available2020-11-23T13:41:38Z-
dc.date.issued2016-03-12
dc.identifier.citationCAMAROTO, Roseli Branco da Silva. A importância de trabalhar a variação linguística na sala de aula, nos anos iniciais do ensino fundamental. 2016. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18891-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectLinguagem e línguas - Variaçãopt_BR
dc.subjectPreconceitos - Linguagempt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectLanguage and languages - Variationpt_BR
dc.subjectPrejudices - Languagept_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.titleA importância de trabalhar a variação linguística na sala de aula, nos anos iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho apresenta como tema central de pesquisa a importância de trabalhar a variação linguística na sala de aula, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, objetivando analisar como, na sala de aula, o professor estabelece relações entre as variedades da língua e a língua padrão. Para realizar a pesquisa, procurou-se pautar sobre conceitos e definições de variação linguística e de preconceito linguístico, baseando-se nos seguintes autores: William Labov (1972), William Bright (1966), Marcos Bagno e Sírio Possenti (1996). Além de pesquisa bibliográfica, foi realizada uma pesquisa de campo, utilizando como instrumento um questionário estruturado, em uma Escola Municipal, na cidade de Treze Tílias – SC, com cinco educadores, cujo objetivo era compreender como elas entendem a variação linguística e como atuam no cotidiano da prática pedagógica com os alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Os dados coletados demonstraram que as educadoras têm conhecimento sobre a variação linguística. Elas procuram trabalhar as variações dentro de sala de aula, de forma que os alunos saibam questionar a língua padrão diante de uma enorme variedade linguística, a qual traz consigo sua cultura e verdadeiras raízes.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Silveira, Ana Paula Pinheiro da
dc.contributor.referee1Silveira, Ana Paula Pinheiro da
dc.contributor.referee2Polese, Edna da Silva
dc.contributor.referee3Mansano Neto, João
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEnsino de Língua Portuguesa e Literaturapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApt_BR
Aparece nas coleções:CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura

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