Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18890
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Gatelli, Paula Cristina Mendes | |
dc.date.accessioned | 2020-11-23T13:41:36Z | - |
dc.date.available | 2020-11-23T13:41:36Z | - |
dc.date.issued | 2015-11-14 | |
dc.identifier.citation | GATELLI, Paula Cristina Mendes. Alfabetização e letramento: desafios contemporâneos nas séries iniciais. 2015. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18890 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Escrita | pt_BR |
dc.subject | Literacy | pt_BR |
dc.subject | Learning | pt_BR |
dc.subject | Teaching | pt_BR |
dc.subject | Reading | pt_BR |
dc.subject | Writing | pt_BR |
dc.title | Alfabetização e letramento: desafios contemporâneos nas séries iniciais | pt_BR |
dc.type | specializationThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente estudo realiza uma reflexão sobre a compreensão dos processos de alfabetização e letramento desenvolvida pelos educadores em sala de aula, tomando como foco de discussão os procedimentos de ensino os quais intervém no processo de aprendizagem dos alunos abordando origem, conceitos e especificidades de cada um desses processos educacionais. Os objetivos foram: i) apresentar alguns significados do termo conjunto Alfabetização e Letramento, bem como a ideia de Alfabetização na perspectiva do Letramento por meio de pesquisas das concepções teóricas que se destacam no estudo da aquisição da linguagem escrita e leitura; como prática, ii) analisar um caso específico, singular, mas representativo, de uma aluna, com o objetivo de traçar estratégias de ensino aliadas à superação das dificuldades de aprendizagem. O texto realiza não só a construção ou confirmação desses conceitos abordados, como também expõe as contribuições que a junção desses dois processos (alfabetização e letramento) trazem para a educação. Como base teórica, a investigação apoiou-se em Soares (2001), Freire (2005) e outros. | pt_BR |
dc.degree.local | Curitiba | pt_BR |
dc.publisher.local | Curitiba | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Souza, Maurini de | |
dc.contributor.referee1 | Souza, Maurini de | |
dc.contributor.referee2 | Galera, Joscely Maria Bassetto | |
dc.contributor.referee3 | Mansano Neto, João | |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Ensino de Língua Portuguesa e Literatura | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_ELPL_IT_2016_09.pdf | 875,17 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.