Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18889
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Mergener, Marisa | |
dc.date.accessioned | 2020-11-23T13:41:34Z | - |
dc.date.available | 2020-11-23T13:41:34Z | - |
dc.date.issued | 2015-11-14 | |
dc.identifier.citation | MERGENER, Marisa. O despertar da leitura: os contos de fadas como instrumento para criar o gosto pela leitura. 2015. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18889 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Contos de fadas | pt_BR |
dc.subject | Leitores - Reação crítica | pt_BR |
dc.subject | Estética na literatura | pt_BR |
dc.subject | Reading | pt_BR |
dc.subject | Fairy tales | pt_BR |
dc.subject | Reader-response criticism | pt_BR |
dc.subject | Aesthetics in literature | pt_BR |
dc.title | O despertar da leitura: os contos de fadas como instrumento para criar o gosto pela leitura | pt_BR |
dc.type | specializationThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Neste trabalho, analisamos e discutimos a importância da leitura na vida dos alunos, que frequentam o 6º ano do Ensino Fundamental. Apontamos alguns pontos negativos que contribuem para o desinteresse das crianças pela leitura, principalmente, pelos contos de fadas, embora a leitura de contos seja importante para a formação da personalidade, nos aspectos cognitivos, sociais e psicológicos da criança, segundo Bettelhein (2002). Portanto, deve ser um gênero a ser trabalhado na escola pelos educadores, trazendo o conto para a realidade do aluno. Dessa forma, o presente artigo objetiva sugerir uma aplicação de uma sequência didática, aliando o Método Recepcional (AGUIAR; BORDINI, 1993), que propõe a execução de 5 etapas essências, para que o processo de aquisição da leitura seja significativo e prazeroso, e a Sequência Básica (COSSON, 2006), que busca, através do letramento literário, construir o processo de leitura. A sequência é voltada para o 6.º ano do Ensino Fundamental, partindo da leitura de contos de fadas. Como pressupostos teóricos, além dos autores mencionados, serão utilizados a Teoria da Estética da Recepção, de Jauss (1994), estudos sobre contos de fadas, de Bettelhein (2002), além de pesquisas sobre a Literatura Infantil e Juvenil, de Hunt (2010), Lajolo (1999), Coelho (2010), entre outros, objetivando apontar métodos que possam auxiliar os educadores a tornar o processo de aquisição da leitura mais significativa e prazerosa, assim como, levar o educando a “deixar” a zona de conforto e buscar ampliar seus horizontes. | pt_BR |
dc.degree.local | Curitiba | pt_BR |
dc.publisher.local | Curitiba | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Matsuda, Alice Atsuko | |
dc.contributor.referee1 | Matsuda, Alice Atsuko | |
dc.contributor.referee2 | Mansano Neto, João | |
dc.contributor.referee3 | Cantarin, Márcio Matiassi | |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Ensino de Língua Portuguesa e Literatura | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_ELPL_IT_2016_08.pdf | 371 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.