Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18884
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Balbinot, Fátima Mariléia | |
dc.date.accessioned | 2020-11-23T13:41:25Z | - |
dc.date.available | 2020-11-23T13:41:25Z | - |
dc.date.issued | 2015-11-14 | |
dc.identifier.citation | BALBINOT, Fátima Mariléia. Leitura significativa: um estudo no 4º ano da escola de educação básica municipal Madre Leontina. 2015. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18884 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Linguagem e educação | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Leitores | pt_BR |
dc.subject | Language and education | pt_BR |
dc.subject | Teaching | pt_BR |
dc.subject | Reading | pt_BR |
dc.subject | Reader | pt_BR |
dc.title | Leitura significativa: um estudo no 4º ano da escola de educação básica municipal Madre Leontina | pt_BR |
dc.type | specializationThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente estudo destaca para o ensino da leitura nas escolas de Educação Básica, sendo desenvolvida na Escola de Educação Básica Madre Leontina, localizada no município de Ibicaré -SC, na turma de 4º ano, composta por 20 alunos. Esta pesquisa teve por objetivos a investigação das estratégias de ensino utilizadas em sala de aula, o papel da escola no ensino da leitura e a resposta de aprendizagem dos alunos, bem como a importância dada a esse processo. A modalidade de pesquisa adotada para o desenvolvimento desta monografia foi a pesquisa qualitativa, que se estruturou por meio da aplicação de um questionário aos alunos, aos seus pais e à professora desses alunos. Procurou-se investigar a importância de trabalhar a leitura com uma nova perspectiva, utilizada em diversos aspectos, como o conhecimento prévio e a realidade do aluno. Para tanto, essa pesquisa apoiou-se em alguns teóricos; entre eles, Solé (1998), Freire (1989), Lajolo, (1982) e Magda Soares (2003), que tratam dessa temática. Constatou-se, ainda, a necessidade de um ensino de leitura significativa que contribua para a formação de um leitor que possa compreender aquilo que lê. | pt_BR |
dc.degree.local | Curitiba | pt_BR |
dc.publisher.local | Curitiba | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Souza, Maurini de | |
dc.contributor.referee1 | Souza, Maurini de | |
dc.contributor.referee2 | Galera, Joscely Maria Bassetto | |
dc.contributor.referee3 | Mansano Neto, João | |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Ensino de Língua Portuguesa e Literatura | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_ELPL_IT_2016_04.pdf | 493,66 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.