Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18884
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBalbinot, Fátima Mariléia
dc.date.accessioned2020-11-23T13:41:25Z-
dc.date.available2020-11-23T13:41:25Z-
dc.date.issued2015-11-14
dc.identifier.citationBALBINOT, Fátima Mariléia. Leitura significativa: um estudo no 4º ano da escola de educação básica municipal Madre Leontina. 2015. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18884-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectLinguagem e educaçãopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectLeitorespt_BR
dc.subjectLanguage and educationpt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectReadingpt_BR
dc.subjectReaderpt_BR
dc.titleLeitura significativa: um estudo no 4º ano da escola de educação básica municipal Madre Leontinapt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoO presente estudo destaca para o ensino da leitura nas escolas de Educação Básica, sendo desenvolvida na Escola de Educação Básica Madre Leontina, localizada no município de Ibicaré -SC, na turma de 4º ano, composta por 20 alunos. Esta pesquisa teve por objetivos a investigação das estratégias de ensino utilizadas em sala de aula, o papel da escola no ensino da leitura e a resposta de aprendizagem dos alunos, bem como a importância dada a esse processo. A modalidade de pesquisa adotada para o desenvolvimento desta monografia foi a pesquisa qualitativa, que se estruturou por meio da aplicação de um questionário aos alunos, aos seus pais e à professora desses alunos. Procurou-se investigar a importância de trabalhar a leitura com uma nova perspectiva, utilizada em diversos aspectos, como o conhecimento prévio e a realidade do aluno. Para tanto, essa pesquisa apoiou-se em alguns teóricos; entre eles, Solé (1998), Freire (1989), Lajolo, (1982) e Magda Soares (2003), que tratam dessa temática. Constatou-se, ainda, a necessidade de um ensino de leitura significativa que contribua para a formação de um leitor que possa compreender aquilo que lê.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, Maurini de
dc.contributor.referee1Souza, Maurini de
dc.contributor.referee2Galera, Joscely Maria Bassetto
dc.contributor.referee3Mansano Neto, João
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEnsino de Língua Portuguesa e Literaturapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
Aparece nas coleções:CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_ELPL_IT_2016_04.pdf493,66 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.