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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18882
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Lemes, Andreia | |
dc.date.accessioned | 2020-11-23T13:41:22Z | - |
dc.date.available | 2020-11-23T13:41:22Z | - |
dc.date.issued | 2015-11-14 | |
dc.identifier.citation | LEMES, Andreia. Investigando o pensamento crítico: trabalhando com o método recepcional. 2015. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18882 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Estética na literatura | pt_BR |
dc.subject | Queiroz, Eça de, 1845-1900. O crime do padre Amaro | pt_BR |
dc.subject | Literatura - Metodologia | pt_BR |
dc.subject | Literatura - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Aesthetics in literature | pt_BR |
dc.subject | Literature - Methodology | pt_BR |
dc.subject | Literature - Study and teaching | pt_BR |
dc.title | Investigando o pensamento crítico: trabalhando com o método recepcional | pt_BR |
dc.type | specializationThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho aborda as conjecturas das autoras Maria da Glória Bordini e Vera Teixeira de Aguiar (1993), que embasadas nos pressupostos da Teoria da Estética da Recepção, de Hans Robert Jauss (1994), organizam uma metodologia de ensino de literatura – o Método Recepcional. Elas entendem que a literatura se expande com a leitura e que neste tangente pode variar seus sentidos e interpretações segundo as vivências do leitor. Portanto, o processo de recepção textual dá-se através da efetiva participação do leitor, sem deixar a autonomia da obra extinguir-se. Assim, o objetivo do presente artigo é sugerir uma sequência didática, empregando o Método Recepcional, com a obra O Crime do Padre Amaro (1875), de Eça de Queirós, a fim de verificar a aplicabilidade do uso do método em sala de aula, como ferramenta para o letramento literário. | pt_BR |
dc.degree.local | Curitiba | pt_BR |
dc.publisher.local | Curitiba | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Matsuda, Alice Atsuko | |
dc.contributor.referee1 | Matsuda, Alice Atsuko | |
dc.contributor.referee2 | Zago, Leandro | |
dc.contributor.referee3 | Cantarin, Márcio Matiassi | |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Ensino de Língua Portuguesa e Literatura | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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