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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18882
Título: | Investigando o pensamento crítico: trabalhando com o método recepcional |
Autor(es): | Lemes, Andreia |
Orientador(es): | Matsuda, Alice Atsuko |
Palavras-chave: | Estética na literatura Queiroz, Eça de, 1845-1900. O crime do padre Amaro Literatura - Metodologia Literatura - Estudo e ensino Aesthetics in literature Literature - Methodology Literature - Study and teaching |
Data do documento: | 14-Nov-2015 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | LEMES, Andreia. Investigando o pensamento crítico: trabalhando com o método recepcional. 2015. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015. |
Resumo: | O presente trabalho aborda as conjecturas das autoras Maria da Glória Bordini e Vera Teixeira de Aguiar (1993), que embasadas nos pressupostos da Teoria da Estética da Recepção, de Hans Robert Jauss (1994), organizam uma metodologia de ensino de literatura – o Método Recepcional. Elas entendem que a literatura se expande com a leitura e que neste tangente pode variar seus sentidos e interpretações segundo as vivências do leitor. Portanto, o processo de recepção textual dá-se através da efetiva participação do leitor, sem deixar a autonomia da obra extinguir-se. Assim, o objetivo do presente artigo é sugerir uma sequência didática, empregando o Método Recepcional, com a obra O Crime do Padre Amaro (1875), de Eça de Queirós, a fim de verificar a aplicabilidade do uso do método em sala de aula, como ferramenta para o letramento literário. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18882 |
Aparece nas coleções: | CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura |
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