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dc.creatorAvelino, Simone Venturi-
dc.date.accessioned2016-12-08T18:19:59Z-
dc.date.available2016-12-08T18:19:59Z-
dc.date.issued2016-04-01-
dc.identifier.citationVENTURI, Simoni. Transformada Z. 2016. 126 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1887-
dc.description.abstractIn this work the Z-transform is used to solve difference equations, aiming discrete mathematical models, with the main objective to develop a courseware in Portuguese, since most of the references are in English. The Z transformation approach has the following steps: definition of the unilateral Z-transform, existence condition, properties and inverse Z-transform, including demonstrations, examples and proposed exercises. The proposed material can be used to study discrete mathematics, by teachers and students in calculus classes for engineering courses, such as signal processing and sampled-data control systems; by High School teachers as a curiosity and further study of discrete math; and other related areas such as as Engineering, Economics and Computing.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectFourier, Transformadas dept_BR
dc.subjectEquações diferenciaispt_BR
dc.subjectComputação - Matemáticapt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectProfessores de matemáticapt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectFourier transformationspt_BR
dc.subjectDifferential equationspt_BR
dc.subjectComputer - Mathematicspt_BR
dc.subjectStudent teachingpt_BR
dc.subjectMathematics teacherspt_BR
dc.subjectMathematicspt_BR
dc.titleTransformada Zpt_BR
dc.title.alternativeZ transformpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoNesse trabalho utiliza-se a transformada Z como método de resoluções de equações de diferenças, visando modelos matemáticos discretos, com o principal objetivo desenvolver um material didático, em língua portuguesa, tendo em vista que grande parte das referências encontradas estão em língua inglesa. Tem como etapas: definição da transformada Z unilateral, condição de existência, propriedades, transformada Z inversa, incluindo demonstrações, exemplos e exercícios propostos. O material proposto serve de base para o estudo da matemática discreta, direcionado a professores e alunos na disciplina de cálculo em curso de engenharia, no estudo de processamento de sinais e sistemas de controle de dados amostrados; aos professores de ensino básico como curiosidade e extensão dos da matemática discreta; e às demais áreas que exploram a matemática discreta tais como engenharia, economia e computação.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9120865521382204pt_BR
dc.contributor.advisor1Probst, Roy Wilhelm-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8875516070185483pt_BR
dc.contributor.referee1Probst, Roy Wilhelm-
dc.contributor.referee2Torezzan, Cristiano-
dc.contributor.referee3Sanchez, Andres David Baez-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Matemática em Rede Nacionalpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional

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