Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18874
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNicola, Thaís Lotto
dc.date.accessioned2020-11-23T13:41:08Z-
dc.date.available2020-11-23T13:41:08Z-
dc.date.issued2015-11-28
dc.identifier.citationNICOLA, Thaís Lotto. O caráter ultrarromântico presente no samba canção: recriação da estética ultrarromântica. 2015. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18874-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectSambapt_BR
dc.subjectRomantismo na músicapt_BR
dc.subjectMúsica popular - Brasilpt_BR
dc.subjectSambapt_BR
dc.subjectRomanticism in musicpt_BR
dc.subjectPopular music - Brazilpt_BR
dc.titleO caráter ultrarromântico presente no samba canção: recriação da estética ultrarromânticapt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoO samba-canção é um gênero musical pertencente à música popular brasileira e possui em sua temática um forte apelo ao romantismo em sua essência, identificando-se, portanto, com o ultrarromantismo. Esse gênero musical teve seu apogeu na década de 50 com a ajuda de intérpretes e compositores tais como: Herivelto Martins, Lupicínio Rodrigues, Noel Rosa, Adelino Moreira, Dalva de Oliveira, Angela Maria, Maysa, Francisco Alves e Nelson Gonçalves, entre tantos outros. Com origem em classes menos favorecidas do Rio de Janeiro, o samba- canção utilizava em suas letras moldes linguísticos importados de realidades bem distintas das suas, de modo a espelhar um desejo de ascensão social por parte de seus compositores, bem como o ganho de seu espaço entre classes sociais de maior prestígio. Por meio de um paralelo entre o samba-canção e o ultrarromantismo, ressaltam-se as semelhanças existentes entre ambos, desde o modo de vida do homem-poeta até sua expressão lírico-amorosa que encerra em si as desventuras do amor, os desejos de morte e autopunição, a presença da mulher amada e a resignação diante do destino.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Cordeiro, Mariana Sbaraini
dc.contributor.referee1Cordeiro, Mariana Sbaraini
dc.contributor.referee2Cantarin, Márcio Matiassi
dc.contributor.referee3Souza, Maurini de
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEnsino de Língua Portuguesa e Literaturapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICApt_BR
Aparece nas coleções:CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_ELPL_IJ_2016_09.pdf701,03 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.