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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18873
Título: | O multiletramento no ensino de Língua Portuguesa: o gênero HQ como possibilidade no ciclo interdisciplinar |
Autor(es): | Paulo, Rodrigo |
Orientador(es): | Silveira, Ana Paula Pinheiro da |
Palavras-chave: | Textos Alfabetização Leitura Escrita Histórias em quadrinhos Texts Literacy Reading Writing Comic books, strips, etc |
Data do documento: | 19-Mar-2016 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | PAULO, Rodrigo. O multiletramento no ensino de Língua Portuguesa: o gênero HQ como possibilidade no ciclo interdisciplinar. 2016. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2016. |
Resumo: | Nesse trabalho refletiremos sobre o trabalho em sala de aula com leitura e escrita, como um dos grandes desafios do nosso século frente a alunos nativos digitais. O mesmo traz o embasamento teórico para trabalhar o ensino da língua portuguesa à luz das ideias do multiletramento elaborado pelo Grupo de Nova Londres, 2006 [2000/1996] no ambiente escolar, organizado e sistematizado em uma sequência didática como proposto por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), focado na produção de HQs por alunos do Ciclo Interdisciplinar utilizando de forma conjugada a prática pedagógica as NTIC, através dos programas HagáQuê e Toondoo, extrapolando assim, o ambiente da sala de aula. Tais experiências possibilitaram o uso dos múltiplos letramentos focado no ensino da língua. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18873 |
Aparece nas coleções: | CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura |
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