Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1887
Título: Transformada Z
Título(s) alternativo(s): Z transform
Autor(es): Avelino, Simone Venturi
Orientador(es): Probst, Roy Wilhelm
Palavras-chave: Fourier, Transformadas de
Equações diferenciais
Computação - Matemática
Prática de ensino
Professores de matemática
Matemática
Fourier transformations
Differential equations
Computer - Mathematics
Student teaching
Mathematics teachers
Mathematics
Data do documento: 1-Abr-2016
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: VENTURI, Simoni. Transformada Z. 2016. 126 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2016.
Resumo: Nesse trabalho utiliza-se a transformada Z como método de resoluções de equações de diferenças, visando modelos matemáticos discretos, com o principal objetivo desenvolver um material didático, em língua portuguesa, tendo em vista que grande parte das referências encontradas estão em língua inglesa. Tem como etapas: definição da transformada Z unilateral, condição de existência, propriedades, transformada Z inversa, incluindo demonstrações, exemplos e exercícios propostos. O material proposto serve de base para o estudo da matemática discreta, direcionado a professores e alunos na disciplina de cálculo em curso de engenharia, no estudo de processamento de sinais e sistemas de controle de dados amostrados; aos professores de ensino básico como curiosidade e extensão dos da matemática discreta; e às demais áreas que exploram a matemática discreta tais como engenharia, economia e computação.
Abstract: In this work the Z-transform is used to solve difference equations, aiming discrete mathematical models, with the main objective to develop a courseware in Portuguese, since most of the references are in English. The Z transformation approach has the following steps: definition of the unilateral Z-transform, existence condition, properties and inverse Z-transform, including demonstrations, examples and proposed exercises. The proposed material can be used to study discrete mathematics, by teachers and students in calculus classes for engineering courses, such as signal processing and sampled-data control systems; by High School teachers as a curiosity and further study of discrete math; and other related areas such as as Engineering, Economics and Computing.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1887
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_PROFMAT_M_Venturi, Simone_2016.pdf1,67 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.