Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18863
Título: Construção de contextos reais de produção textual: uma proposta da BNCC e do currículo da cidade.
Título(s) alternativo(s): Context building in textual production: a BNCC and currículo da cidade production
Autor(es): Souza, Renata Rosa de
Orientador(es): Silveira, Ana Paula Pinheiro da
Palavras-chave: Textos
Currículos - Educação - São Paulo (SP)
Escrita - Estudo e ensino
Texts
Curriculum - Education - São Paulo (SPl)
Writing - Study and teaching
Data do documento: 4-Ago-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: SOUZA, Renata Rosa de. Construção de contextos reais de produção textual: uma proposta da BNCC e do currículo da cidade. 2018. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo apresentar as propostas pedagógicas de produção textual presentes na Base Nacional Comum Curricular do Ensino Fundamental e no Currículo da Cidade, documento orientador da cidade de São Paulo. Indica dificuldades encontradas para sua implementação e projetos existentes na rede escolar municipal que viabilizem, mesmo que parcialmente, a criação de ambientes propícios para uma aprendizagem significativa e contextos reais de comunicação através de textos escritos e/ou multimodais. Ambos os documentos têm a função de reunir orientações necessárias aos professores, gestores e poder público para a construção de uma educação de qualidade para todos, com a intenção de formar educandos conscientes e reflexivos de seu papel em sociedade agindo colaborativamente para resolver problemas do mundo moderno com ética e cidadania, para tanto, é importante que as atividades pedagógicas de todas as disciplinas possam desenvolver habilidades e experiências que preparem os alunos para atuarem efetivamente na sociedade. Este trabalho resume as concepções que embasam os objetivos e metas traçados para os anos finais do ensino fundamental, a organização dos conteúdos indicados por ano série e a função da língua portuguesa para alcançar os objetivos gerais estipulados nos documentos. Discute os diferentes gêneros discursivos propostos, principalmente os que estão em suporte digital, e como os mesmos contribuem para o desenvolvimento de habilidades linguísticas capazes de ajudar os jovens a atuarem e interagirem no mundo moderno de forma responsável, ética e reflexiva, levando em consideração os problemas sociais, econômicos, de preconceito e de sustentabilidade. E como apenas a existência dos currículos não garantem a efetividade de sua concretização dentro das escolas, esta monografia traça um mapa geral da rede municipal de escolas com relação à estrutura disponível para a efetivação das propostas e implementação do currículo, aborda a dificuldade de formação continuada de professores tanto para o conhecimento dos novos documentos norteadores como para os gêneros da era digital. Assume-se, portanto, como uma pesquisa de caráter bibliográfico, documental e qualitativo.
Abstract: This research has an aim to show the pedagogical proposal in textual production concerning the BNCC of Elementary School and Currículo da Cidade, the educacional guiding document in São Paulo city. It indicates the problems found its implementation and recent projects municipal school net, that enable, at least partially, the creation of an environment conductive to a meaningful learning and real contexts of communication through written and or multimodal. Both documents have the aim of bringing together, the necessary orientation to teachers public authorities and administrators to develop high quality education ccessible to all people, in order to shape reflective learners, aware of their role in society, in a collaborative action to solve problems in a modern world with ethics and citizenship. To this end, all pedagogical activities concerned in all subjects must developed skills and experiences to make students ready to effectively act in society. This present study summarizes the conceptions that support the goals and objectives developed to the final years of elementary school, the organization of contests indicated according to the scholar year and the function of Portuguese Language to set the general goals presented in the official documents. The discussion of proposed discursive genres, specially in digital format and how they contribute to the development of language skills to help young people interact in modern world in level of ethical, responsibility and ethics, taking the social and economical problems, sustainability and prejudice issues into account. The presence of curriculum materials themselves do not effectively ensure their substantiation inside schools. This monography paints a general picture of municipal schools net in terms of the available structure to the implementation of the proposals and curriculum. It also approaches the difficulties in teacher’s continued application to the awareness of new official documents that will be the guidelines to different genres in digital format. It is assumed therefore, a bibliographic documental and qualitative research.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18863
Aparece nas coleções:CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_ELPLD_2_2018_20.pdf1,66 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.