Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18862
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Lucélia Raimunda da
dc.date.accessioned2020-11-23T13:40:51Z-
dc.date.available2020-11-23T13:40:51Z-
dc.date.issued2018-08-04
dc.identifier.citationSILVA, Lucélia Raimunda da. A abordagem dos gêneros multimodais no material de apoio ao currículo do estado de São Paulo. 2018. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18862-
dc.description.abstractThis research presents an analysis about the approach of textual multimodality in the material of support to the curriculum of the public school of the state of São Paulo, observing if the orientations of the material aim to explore in an efficient way the textual genres. The activities analyzed were taken from the material entitled "Caderno do Aluno" prepared by Secretary of Education for the teaching of Portuguese Language in the ninth year of elementary school. We believe that effective work with multimodal genres can be a valuable tool for the development of current reading skills, given the transformations caused by technological advances in understanding the world. The objective is to point out how the development of specific reading strategies through work with multimodal genres in the ninth grade of elementary school can contribute to the formation of proficient, critical and aware readers of the different uses of reading in the daily practice social.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEnsino - Meios auxiliarespt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectLinguagem e línguas - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectTeaching - Aids and devicespt_BR
dc.subjectLiteracypt_BR
dc.subjectLanguage and languages - Study and teachingpt_BR
dc.subjectReadingpt_BR
dc.titleA abordagem dos gêneros multimodais no material de apoio ao currículo do estado de São Paulopt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa apresenta uma análise sobre a abordagem da multimodalidade textual no material de apoio ao currículo da escola pública do Estado de São Paulo, observando se as orientações do material visam explorar de modo eficiente os gêneros textuais. As atividades analisadas foram retiradas do material intitulado “Caderno do Aluno” elaborado pela Secretaria de Educação para o ensino de Língua Portuguesa no nono ano do ensino fundamental. Acreditamos que o trabalho efetivo com gêneros multimodais pode ser uma ferramenta valiosa para o desenvolvimento de competências leitoras necessárias na atualidade, diante das transformações ocasionadas pelos avanços tecnológicos na forma de compreender o mundo. O objetivo é de apontar como o desenvolvimento de estratégias específicas de leitura através do trabalho com gêneros multimodais no nono ano do ensino fundamental pode contribuir para a formação de leitores proficientes, críticos e conscientes das diversas utilizações da leitura no dia a dia na realização das práticas sociais.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Catelão, Evandro de Melo
dc.contributor.referee1Catelão, Evandro de Melo
dc.contributor.referee2Silveira, Ana Paula Pinheiro da
dc.contributor.referee3Rohling, Nívea
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literaturapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
Aparece nas coleções:CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_ELPLD_2_2018_14.pdf666,99 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.