Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18859
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSena, Claudio da Conceição
dc.date.accessioned2020-11-23T13:40:47Z-
dc.date.available2020-11-23T13:40:47Z-
dc.date.issued2018-11-28
dc.identifier.citationSENA, Claudio da Conceição. Do ensino de gramática normativa à análise linguística/semiótica. 2018. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18859-
dc.description.abstractThis monograph aims to give a overview of the teaching of grammar in Brazil in the last decades and to investigate the theoretical and methodological assumptions of the teaching of grammar of the mother tongue in elementary education II, especially through linguistic analysis practices. For this, a bibliographic research was carried out based on the studies of Mendonça (2006), Antunes (2007), Kemiac and Araújo (2010) and documentary from official Brazilian teaching documents (BRASIL, 1999, 2017). Initially, it describes the conceptions and assumptions of normative teaching through the bias of traditional grammar. Then, it is necessary to approach the presuppositions of linguistic analysis, reflective practice, which marked the beginning of a change of approach, since it was from the democratization of teaching and the evolution of scientific research in the areas of linguistics, sociolinguistics, psycholinguistics and discourse analysis that this framework began to be modified. It is, finally and more emphatically, the teaching of grammar - linguistic / semiotic analysis - in the Curricular Common Base (BNCC), a document published at the end of 2017. The study shows that, in recent years, literature and official guidelines have been trying to change paradigms in language teaching, emphasizing the need for analytical-reflective work.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectGramática comparada e geralpt_BR
dc.subjectAnálise linguísticapt_BR
dc.subjectCurrículos - Educaçãopt_BR
dc.subjectPortuguese language - Study and teachingpt_BR
dc.subjectGrammar, Comparative and generalpt_BR
dc.subjectLinguistic analysis (Linguistics)pt_BR
dc.subjectCurriculum - Educationpt_BR
dc.titleDo ensino de gramática normativa à análise linguística/semióticapt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEsta monografia tem como objetivo realizar um panorama acerca do ensino de gramática no Brasil nas últimas décadas e investigar os pressupostos teóricometodológicos do ensino de gramática da língua materna no ensino fundamental II, especialmente por meio de práticas de análise linguística. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica com base nos estudos de Mendonça (2006), Antunes (2007), Kemiac e Araújo (2010) e documental a partir dos documentos oficiais de ensino brasileiro (BRASIL, 1999, 2017). Inicialmente, descreve as concepções e os pressupostos do ensino de normativo pelo viés da gramática tradicional. Em seguida, passa-se a abordar os pressupostos da análise linguística, prática de caráter reflexivo, que marcou o início de uma mudança de abordagem, pois foi a partir da democratização do ensino e da evolução das pesquisas científicas nas áreas da linguística, sociolinguística, psicolinguística e análise do discurso que esse quadro começou a ser modificado. Trata-se, por fim e de modo mais enfático, do ensino de gramática – análise linguística/semiótica - na Base Comum Curricular (BNCC), documento publicado no final de 2017. O estudo mostra que, nos últimos anos, a literatura e as diretrizes oficiais vêm se empenhando na tentativa de uma mudança de paradigmas no ensino da língua, enfatizando a necessidade de um trabalho de essência analítico-reflexiva.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Gomes, Andreia de Fátima Rutiquewiski
dc.contributor.referee1Gomes, Andreia de Fátima Rutiquewiski
dc.contributor.referee2Silveira, Ana Paula Pinheiro da
dc.contributor.referee3Rohling, Nívea
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literaturapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
Aparece nas coleções:CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_ELPLD_2_2018_04.pdf346,57 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.