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Título: Repondo a confiabilidade do sistema de piloto automático de aeronaves: confiabilidade do servomotor após as melhorias implantadas pelo fabricante
Título(s) alternativo(s): Restoring the reliability of the auto pilot aircraft system: servomotor reliability after improvements implemented by the manufacturer
Autor(es): Paula, Marcos de
Orientador(es): Rigoni, Emerson
Palavras-chave: Confiabilidade (Engenharia)
Aeronáutica comercial
Piloto automático (Aviões)
Servomecanismos
Reliability (Engineering)
Aeronautics, Commercial
Automatic pilot (Airplanes)
Servomechanisms
Data do documento: 18-Out-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: PAULA, Marcos de. Repondo a confiabilidade do sistema de piloto automático de aeronaves: confiabilidade do servomotor após as melhorias implantadas pelo fabricante. 2018. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Engenharia da Confiabilidade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
Resumo: A competição entre as empresas de transporte aéreo tem sido cada vez mais acirrada na busca de pontualidade, disponibilidade e, obviamente, convertendo tudo isso em lucro para gerar valor aos acionistas. Este trabalho foi desenvolvido em uma empresa aérea, e serviu de base científica para discussão de melhorias no sistema de piloto automático de uma frota de aeronaves junto ao fornecedor e fabricante do equipamento. Ele estuda a confiabilidade do servomotor afim de comprovar com fatos e dados se a melhoria implementada teve resultado satisfatório. O problema aqui apresentado e a ser estudado é como usar das melhores práticas da Engenharia de Confiabilidade para se determinar qual a confiabilidade estimada do novo servomotor, tendo disponível somente dados censurados à direita (unidades não falhadas). O problema foi resolvido utilizando-se da distribuição Weibull e análise de causa raiz (RCA). A motivação maior para se dedicar a este problema específico foi contribuir com a empresa com a minimização de novos eventos de paradas não programadas, convergindo para melhoras nos indicadores operacionais.
Abstract: The competition between airline companies has been increasingly intense in the search for punctuality, availability and, of course, converting all of this into profits to generate value to shareholders. This work was developed in an airline and served as a scientific basis for discussion of improvement in the autopilot system of an aircraft fleet with the supplier and manufacturer of the equipment. It studies the reliability of the servomotor in order to prove with facts and data if the implemented improvement had a satisfactory result. The problem presented here and to be studied is how to use the best practices of Reliability Engineering to determine the estimated reliability of the new servomotor, with only right-hand data (non-failed units) available. The problem was solved using the Weibull distribution and Root Cause Analysis (RCA). The major motivation to focus on this specific problem was to contribute to the company by minimizing new non-scheduled downtime events, converging to improvements in operational KPIs.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18773
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