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Título: Análise de confiabilidade de um sistema de transporte e resfriamento de bobinas de aço laminadas a quente
Título(s) alternativo(s): Reliability analysis applied to a hot rolled coil cooling and transporting system
Autor(es): Muniz, Vinícius Detemann
Orientador(es): Rodrigues, Marcelo
Palavras-chave: Confiabilidade (Engenharia)
Bobinas
Manutenção
Usinas siderúrgicas
Laminação (Metalurgia)
Reliability (Engineering)
Electric coils
Maintenance
Steel-works
Rolling (Metal-work)
Data do documento: 10-Nov-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: MUNIZ, Vinícius Detemann. Análise de confiabilidade de um sistema de transporte e resfriamento de bobinas de aço laminadas a quente. 2017. 96 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Engenharia da Confiabilidade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2017.
Resumo: O Laminador de Tiras a Quente realiza a transformação do aço conformado como placa em bobinas, através de um processo de laminação, após aquecimento da placa de aço a temperaturas médias de 1200ºC. Uma vez atingindo a temperatura ideal as placas são transportadas para os laminadores, onde passam por entre cilindros de ferro fundido, em sucessivos passes para redução da espessura do material. Em sequência, a tira de aço resultante deste processo recebe jatos d’agua laminares para resfriamento controlado em um equipamento chamado mesa de resfriamento. Neste trabalho será realizado o modelamento do sistema de resfriamento de um Laminador de Tiras a Quente para obtenção de dados quantitativos de confiabilidade e análise de melhorias e modificações nos componentes com o objetivo de aumento da confiabilidade e disponibilidade do sistema. Este sistema foi escolhido para desenvolvimento do trabalho pelo potencial de impacto na produtividade e qualidade das bobinas produzidas no laminador, e por possuir, dentre os demais sistemas, a maior quantidade de componentes iguais trabalhando em série. Isso permite, através de uma análise concentrada de um subsistema, aqui chamado unidade de acionamento, o modelamento de todo o sistema de resfriamento laminar. O desenvolvimento do trabalho será suportado pela metodologia da engenharia da confiabilidade, ferramentas de software específicas para tratamento de dados históricos de falhas dos subsistemas e componentes e experiência dos colaboradores que atuam neste processo. Embasadas pela análise quantitativa de confiabilidade serão propostas melhorias específicas em alguns componentes do sistema para a redução, ou até mesmo eliminação, dos principais modos de falhas identificados e sobretudo, a análise quantitativa realizada contribuiu para a quebra de paradigmas na manutenção dos sistemas e eliminação de desperdícios na aplicação dos recursos e materiais disponíveis, convergindo para o incremento no controle de custos de manutenção e aquisição de sobressalentes.
Abstract: The hot strip mill transforms the steel plates into strips through a lamination process, when the steel plates are heated to average temperatures of 1200ºC. Once the ideal temperature is reached, the plates are transferred to the mills, where the plates pass through cast iron cylinders. The process is repeated so the thickness of the material is successively reduced. After that, the steel strip is cooled down in a controlled process in the cooling table, where it is striked with water in a laminar flow. This study proposes the modeling of a cooling system for a hot strip mill in order to obtain quantitative data of reliability and analysis of improvements and modifications in the components with the objective of increasing the reliability and availability of the system. This system was elected for this study due to the direct impact it has on the productivity and quality of the coils produced in the mill, and also because it has, among the other systems, the largest quantity of equal components working in series. This allows, through the concentrated analysis of a subsystem, here called drive unit, the modeling of the entire laminar cooling system. The development of the study is based on the Reliability-Centered Maintenance Methodology, using software tools for handling historical data of subsystem failures and components and also the experience of employees who work in the coil cooling and transfer process. Based on the quantitative reliability analysis, specific improvements will be proposed in some components of the system for the reduction or even elimination of the main identified failure modes, and above all, the quantitative analysis performed points out to a mindset change in maintenance managing and waste reduction in the employment of the available resources and materials, improving cost control for maintenance and spare parts acquisition.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18770
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