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Título: Análise de causa raiz em alternador veicular
Título(s) alternativo(s): Root cause analysis of vehicle alternator
Autor(es): Barchi, Fenando Felipe
Orientador(es): Rodrigues, Marcelo
Palavras-chave: Garantia de qualidade
Vida útil (Engenharia)
Motores de combustão interna
Localização de falhas (Engenharia) - Causas
Quality assurance
Service life (Engineering)
Internal combustion engines
Fault location (Engineering) - Causes
Data do documento: 5-Out-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: BARCHI, Fernando Felipe. Análise de causa raiz em alternador veicular. 2018. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Engenharia da Confiabilidade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
Resumo: Este trabalho tem por objetivo apresentar a análise de causa raiz para as falhas de gerara baixa tensão e não gerar tensão em alternador instalados em motor à combustão interna veicular. Apresentar, também, os resultados de análise dos dados de vida, análise de 5 porquês e diagrama de Ishikawa. Foram analisados 192 componentes retornados em garantia e a causa raiz da análise foi identificada como uma variação no processo de soldagem dos diodos da ponte retificadora de tensão. Os dados de vida apresentaram uma probabilidade acumulada de falha de 5,5% em até 100.000km. Sabendo-se que a falha do alternador, aqui avaliada, é de fácil detecção pelo condutor do veículo e não gera risco ao motorista ou ocupantes, o resultado desta análise possibilita a tomada de decisão por parte da montadora de elevar seu estoque alternadores de peças de reposição para atender as reclamações de campo e também apresenta dados estatísticos para auxiliar à alta direção da organização na tomada de decisão mais adequada para atender os clientes de veículos cujos alternadores possam possivelmente apresentar a falha aqui analisada.
Abstract: The intention of this work is to present the root cause analysis for field failures of combustion engine’s alternator. The two failure modes evaluated are low voltage supplied by alternator or no voltage supplied by alternator. This work also presents the results of life data analysis, 5 whys analysis and Ishikawa diagram. 192 alternators were evaluated and the root cause for the field reported failures is tension rectifying bridge diode welding process variation. Life data analysis presented a cumulated probability of failure at 100.000km of 5,5%. It is known that this failure does not present risk to the driver or vehicle occupants and it of easy detection to the driver. The results here presented supports the car builder company to increase the alternator spare parts stock in order to avoid customer complaint related to lack of parts to repair the vehicle at the dealership network. The results also support the organization high management on the decision process on the most appropriate repair procedure towards vehicle population, which the engines’ alternator may present the reported failure.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18594
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