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dc.creatorMüller, Matheus
dc.date.accessioned2020-11-23T11:41:38Z-
dc.date.available2020-11-23T11:41:38Z-
dc.date.issued2018-08-29
dc.identifier.citationMÜLLER. Matheus. Estudo sobre a cadeia produtiva do biometano e seu uso em veículos no Brasil. 2018. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Energias Renováveis) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18585-
dc.description.abstractThe intensive use of fossil fuels in Brazil, at the various sectors, has been causing many environmental problems, and the area of machinery and transportation has great participation in this scenario. Another worrying factor for the ecosystem is the production of manure by the intensive breeding of dairy animals, pork cattle, and laying hens. These factors together lead to discussion of the biomethane supply chain, renewable fuel with possible vehicular application, generated from the cleaning and purification of biogas from anaerobic digestion of the various types of organic matter. Thus, this research has the objective of exploring the supply chain of this renewable fuel, showing how is the current situation of the generation and use of biomethane in the country. In this work, the performance of the organizational and institutional environments are verified so that biomethane is considered as a viable fuel option for the national energy matrix, as well as the technologies involved, companies, institutions and organizations that work in this area and, finally, consumers who can use this fuel. Finally, the research highlights the environmental advantages of the production and use of biomethane, in addition to showing the experiences and studies developed in this context. It is concluded from this study that biomethane can be a promising fuel as long as it overcomes certain barriers, such as production scale, high costs, lack of national equipment and the low incentive of public policies. Therefore, more investments in research and development are needed to further develop the sector.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectBiomassapt_BR
dc.subjectResíduos agrícolaspt_BR
dc.subjectResíduos de animaispt_BR
dc.subjectEnergia - Fontes alternativaspt_BR
dc.subjectBiomasspt_BR
dc.subjectAgricultural wastespt_BR
dc.subjectAnimal wastept_BR
dc.subjectRenewable energy sourcespt_BR
dc.titleEstudo sobre a cadeia produtiva do biometano e seu uso em veículos no Brasilpt_BR
dc.title.alternativeStudy on the supply chain of biomethane and its use in vehicles in Brazilpt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoA utilização intensiva de combustíveis fósseis no Brasil, nos diversos setores, vem causando muitos problemas ambientais, sendo que a área de maquinários e transportes possui grande participação neste cenário. Outro fator preocupante ao ecossistema é a produção de dejetos pela criação intensiva de bovinos de leite, suínos e aves. Estes fatores unidos levam a discussão da cadeia produtiva do biometano, combustível renovável com possível aplicação veicular, gerado a partir da limpeza e purificação do biogás proveniente da digestão anaeróbica dos diversos tipos de matéria orgânica existentes. Assim, esta pesquisa tem o objetivo de explorar a cadeia produtiva deste combustível renovável, mostrando como se encontra a situação atual da geração e do uso do biometano no país. No trabalho é verificado a atuação dos ambientes organizacional e institucional para que o biometano seja mais uma opção viável de combustível para a matriz energética nacional, assim como as tecnologias envolvidas, empresas, instituições e organizações que trabalham nessa área e, finalmente, os consumidores que podem usufruir deste combustível. Por fim, a pesquisa mostra as vantagens ambientais da produção e do uso do biometano, além de mostrar as experiências e estudos desenvolvidos neste contexto. Conclui-se com este estudo, que o biometano pode ser um combustível promissor, desde que vença determinadas barreiras, como por exemplo, a escala de produção, altos custos, falta de equipamentos nacionais e o baixo incentivo das políticas públicas. Sendo assim, são necessários mais investimentos em pesquisa e desenvolvimento para uma maior evolução do setor.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Ribeiro, Maria de Fátima dos Santos
dc.contributor.referee1Ribeiro, Maria de Fátima dos Santos
dc.contributor.referee2Costa, Bill Jorge
dc.contributor.referee3Urbanetz Junior, Jair
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Energias Renováveispt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICApt_BR
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