Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1854
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDanczuk, Fabulo Eugenio-
dc.date.accessioned2016-12-02T15:28:31Z-
dc.date.available2016-12-02T15:28:31Z-
dc.date.issued2016-09-16-
dc.identifier.citationDANCZUK, Fabulo Eugenio. Diversificação de tarefas como proposta metodológica no ensino dos números inteiros. 2016. 195 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1854-
dc.description.abstractThis piece of work has as its main goal to present a Methodological Proposal based on the theory of Ponte (2005, 2006, and 2014) about Diversification of Tasks, in order that this put the students in Activity and make the process of learning possible and meaningful of the formal concepts of Integer, on the historical concept and the four operations. In order to accomplish our Proposal, we sought references on the researches that deal with Records of Semiotic Representations, of Duval (1993, 2003) and on the theories about Games in Math. This way, our Proposal was planned and built based on the movement of action-reflection-action, being applied in a regular classroom of the 7th year (6th grade) of the Middle School, in which the researcher is the Math teacher. This research-action is mostly qualitative, seeking to evaluate if the changes accomplished on the methodology will cause positive impact on the teacher’s role. Later on, based on the collected data through the applied Tasks, according to the theory of Bardin (1977), about Content Analysis. The results point to a real need of the diversification of Tasks on the methodological planning of any teacher that seeks the appropriation of knowledge for their students.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectTeoria dos númerospt_BR
dc.subjectJogos no ensino de matemáticapt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectStudent teachingpt_BR
dc.subjectNumber theorypt_BR
dc.subjectGames in mathematics educationpt_BR
dc.subjectEducational gamespt_BR
dc.titleDiversificação de tarefas como proposta metodológica no ensino dos números inteirospt_BR
dc.title.alternativeDiversification of tasks as a methodological proposal on teaching integerpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho teve como principal objetivo apresentar uma Proposta Metodológica fundamentada na teoria de Ponte (2005, 2006, 2014) sobre Diversificação de Tarefas, afim de que esta coloque os alunos em Atividade e possibilite o aprendizado significativo dos conceitos formais de Números Inteiros, do contexto histórico e das quatro operações. Para completar nossa Proposta, buscamos referências nas pesquisas que versam sobre Registros de Representações Semióticas, de Duval (1993, 2003) e nas teorias sobre Jogos em Matemática. Deste modo, nossa Proposta foi planejada e construída com base no movimento de ação reflexão-ação, sendo aplicada em uma turma regular do 7º ano (6ª série) do Ensino Fundamental 2, na qual o pesquisador é o professor de Matemática. Esta pesquisa-ação é majoritariamente qualitativa, visando avaliar se as mudanças realizadas na metodologia provocarão melhorias na prática do professor. Posteriormente, com base nos dados coletados por meio das Tarefas aplicadas, tecemos considerações estruturadas em Categorias de Análise, em acordo com a teoria de Bardin (1977), sobre Análise de Conteúdos. Os resultados apontam para uma real necessidade da diversificação de Tarefas no planejamento metodológico de qualquer professor que busque a apropriação do conhecimento por seus alunos.pt_BR
dc.degree.localPato Brancopt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.creator.LattesNão constapt_BR
dc.contributor.advisor1Colombo, Janecler Aparecida Amorin-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0135797199918609pt_BR
dc.contributor.referee1Figueira, Cleonis Viater-
dc.contributor.referee2Reichert, Janice Teresinha-
dc.contributor.referee3Colombo, Janecler Aparecida Amorin-
dc.contributor.referee4Silva, Rômel da Rosa da-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Matemática em Rede Nacionalpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
Aparece nas coleções:PB - Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PB_PROFMAT_M_Danczuk, Fabulo Eugenio_2016.PDF9,78 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.