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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18324
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Carneiro, Isabela de Paula e Silva | |
dc.date.accessioned | 2020-11-20T20:31:44Z | - |
dc.date.available | 2020-11-20T20:31:44Z | - |
dc.date.issued | 2018-05-16 | |
dc.identifier.citation | CARNEIRO, Isabela de Paula e Silva. Avaliação de ruído ambiental em um complexo de bares na cidade de Curitiba - Paraná. 2018. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18324 | - |
dc.description.abstract | Sound pollution is one of the most embracing kind of pollution after atmospheric and water. That is why it becomes a public health problem. Environmental and occupational noise can cause harm to human health such as noise-induced hearing loss (NIHL) or acoustic trauma. This paper has the aim to evaluate the noise generated by nightclubs located in the city center of Curitiba - Paraná. The site is heavily trafficked by people who remain mostly on sidewalks generating noises that increase sound pressure levels in the vicinity. The methodology followed NBR 10151/00 to assess the well-being of the surrounding community and NR-15 for occupational evaluation. According to the zoning plan of Curitiba, the area is classified as residential and presented sound pressure levels around 75 dB (A) for the measurements made in front of the nightclubs, 73 dB (A) for measurements inside the establishments and 63 dB (A) for those measured around the residential building. The values of environmental noise found indicate danger to human health and the main source identified was vehicular traffic. Concerning the occupational noise level, the legal limit was not exceeded. Measures such as improving soundproofing of nightclubs, changing windows to the ones with double or triple glass in homes, changing the pavement of traffic lanes, raising drivers' awareness of vehicle maintenance and the implementation of slow traffic lanes could improve noise pollution in the region. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Ruído | pt_BR |
dc.subject | Controle de ruído - Legislação | pt_BR |
dc.subject | Ruído urbano | pt_BR |
dc.subject | Casas noturnas - Curitiba (PR) | pt_BR |
dc.subject | Ruído - Medição | pt_BR |
dc.subject | Noise | pt_BR |
dc.subject | Noise control - Law and legislation | pt_BR |
dc.subject | City noise | pt_BR |
dc.subject | Nightclubs - Curitiba (PR) | pt_BR |
dc.subject | Noise - Measurement | pt_BR |
dc.title | Avaliação de ruído ambiental em um complexo de bares na cidade de Curitiba - Paraná | pt_BR |
dc.title.alternative | Evaluation of environmental noise in a night complex in the city of Curitiba - Paraná | pt_BR |
dc.type | specializationThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | A poluição sonora é uma das mais abrangentes depois da atmosférica e hídrica se tornando um problema de saúde pública. Os ruídos ambientais e ocupacionais podem gerar danos à saúde humana como a perda auditiva induzida por ruído (PAIR) ou o trauma acústico. Este trabalho avaliou o ruído gerado por um conjunto de bares situados no centro da cidade de Curitiba - Paraná. O local é de grande tráfego de pessoas que permanecem principalmente nas calçadas gerando ruídos que incrementam os níveis de pressão sonora na vizinhança. A metodologia seguiu a NBR 10151/00 para avaliação do bem-estar da comunidade do entorno e a NR-15 para avaliação do posto de trabalho. Segundo plano de zoneamento de Curitiba a área é classificada como residencial e apresentou níveis de pressão sonora em torno de 75 dB(A) para as medições feitas em frente as casas noturnas, 73 dB(A) para medições feitas no interior dos estabelecimentos e de 63 dB(A) para as feitas no entorno do prédio residencial. Os valores encontrados indicam riscos à saúde humana quando se trata de ruído ambiental e a principal fonte identificada foi tráfego de veículos. Quanto ao nível de ruído ocupacional, o limite legal não foi ultrapassado. Medidas como o melhor isolamento acústico dos bares, a instalação de janelas de vidro duplo ou triplo nas residências, a mudança do pavimento das vias de tráfego e a conscientização dos motoristas quanto a manutenção dos veículos e a implementação de vias de tráfego lento poderiam melhorar a poluição sonora na região. | pt_BR |
dc.degree.local | Curitiba | pt_BR |
dc.publisher.local | Curitiba | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Nagalli, André | |
dc.contributor.referee1 | Sperandio, Carlos Augusto | |
dc.contributor.referee2 | Matoski, Adalberto | |
dc.contributor.referee3 | Hara, Massayuki Mário | |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::GERENCIA DE PRODUCAO::HIGIENE E SEGURANCA DO TRABALHO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CT - Engenharia de Segurança do Trabalho |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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