Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18193
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Jesus, Érica Tessaro de | |
dc.date.accessioned | 2020-11-20T20:20:32Z | - |
dc.date.available | 2020-11-20T20:20:32Z | - |
dc.date.issued | 2017-04-19 | |
dc.identifier.citation | JESUS, Érica Tessaro de. Ensino da Segurança do Trabalho em cursos de graduação em Engenharia em Curitiba - PR. 2017. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18193 | - |
dc.description.abstract | In order for Occupational Safety to have satisfactory results, it is essential that everyone involved have knowledge and aware of its importance. Due to the activities of the engineer, it becomes important that they know the risks and how to reduce them. The aim of this work is to map the teaching of Occupational Safety in graduate courses of Engineering in Curitiba. First, the collection of documentary data and a questionnaire was done, The majority of courses were Civil, Electrical and Mechanical engineering. Production Engineering and Mechanics were which offer more disciplines about the theme. There were 192 valid questionnaires and 46% of the respondents stated that their course does not have subjects related to the topic. The most discussed subtopics were "Individual Protection Equipment", "Environmental Risks" and "Working at Heights". Most respondents agree that the discipline helped them to be more aware and that the academic load is not appropriate. 75% considered the teacher able. About things important for a Manager, worker health and safety and ethics were considered the most importante. Comparing public and private universities, public offer more subjects about Occupational Safety. Both groups agree that the subject helped them to be more aware. Worker safety, ethic and quality were pointed as the most important by both. It is concluded that there are still few Engineering courses that offer the subjects related to Occupational Safety, but the majority of respondents turn up as conscious about their importance in the pursuit of most security and life quality at work. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Educação - Ensino superior - Paraná | pt_BR |
dc.subject | Educação para segurança no trabalho | pt_BR |
dc.subject | Segurança do trabalho | pt_BR |
dc.subject | Education - Education, Higher - Paraná | pt_BR |
dc.subject | Safety education, Industrial | pt_BR |
dc.subject | Industrial safety | pt_BR |
dc.title | Ensino da segurança do trabalho em cursos de graduação em engenharia em Curitiba - PR | pt_BR |
dc.title.alternative | Occupational Safety Teaching in Engineering Courses in Curitiba-PR | pt_BR |
dc.type | specializationThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Para que a Segurança do Trabalho tenha resultados satisfatórios, é fundamental que os envolvidos tenham conhecimento e consciência da sua importância. Devido às atividades do engenheiro, torna-se importante que saiba dos riscos e como reduzi-los. O objetivo deste foi mapear o ensino de Segurança do Trabalho em cursos de Engenharia em Curitiba. Realizou-se a coleta de dados documentais e por questionário. Os cursos mais presentes foram engenharias Civil, Elétrica e Mecânica. Engenharia de Produção e Mecânica são os que mais oferecem disciplinas sobre o tema. Houve 192 questionários válidos e 46% afirmaram que o curso não possui disciplinas relacionadas ao tema. Os subtemas mais abordados foram “Equipamentos de Proteção Individual”, “Riscos Ambientais” e “Trabalho em Altura”. A maioria dos respondentes concorda que a disciplina auxiliou a se conscientizarem e que a carga horária não é adequada. 75% consideraram o professor apto. Quanto aos fatores importantes para um gestor, saúde e segurança do trabalhador e ética foram os considerados os mais importantes. Comparando-se universidades públicas e privadas, as públicas oferecem mais disciplinas relacionadas à Segurança do Trabalho. Ambos concordam que esta auxiliou na conscientização. Segurança do trabalhador, ética e qualidade foram apontados como os mais importantes por ambos. Conclui-se que ainda são poucos os cursos de Engenharia que ofertam disciplinas referentes à Segurança do Trabalho, mas a maioria dos respondentes mostra-se consciente da sua importância na busca por maior segurança e qualidade de vida no trabalho. | pt_BR |
dc.degree.local | Curitiba | pt_BR |
dc.publisher.local | Curitiba | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Matoski, Adalberto | |
dc.contributor.referee1 | Catai, Rodrigo Eduardo | |
dc.contributor.referee2 | Matoski, Adalberto | |
dc.contributor.referee3 | Hara, Massayuki Mário | |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::GERENCIA DE PRODUCAO::HIGIENE E SEGURANCA DO TRABALHO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CT - Engenharia de Segurança do Trabalho |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_CEEST_XXXIII_2017_18.pdf | 966,1 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.