Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1801
Título: Arte, museu, educação: uma integração necessária na superação das tecnologias de controle social
Título(s) alternativo(s): Art museum, education: a necessary integration in overcoming the social control technologies
Autor(es): Estevam, Joelma Zambão
Orientador(es): Queluz, Marilda Lopes Pinheiro
Palavras-chave: Museus de arte - Brasil
Arte e tecnologia
Poder (Ciências sociais)
Tecnologia - Aspectos sociais
Arte - Apreciação
Tecnologia
Art museums - Brazil
Art and technology
Power (Social sciences)
Technology - Social aspects
Art appreciation
Technology
Data do documento: 14-Mar-2016
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: ESTEVAM, Joelma Zambão. Arte, museu, educação: uma integração necessária na superação das tecnologias de controle social. 2016. 287 f. Tese (Doutorado em Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2016.
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo refletir sobre as estratégias e mediações utilizadas pelos museus Oscar Niemeyer e de Arte Contemporânea, em Curitiba, e Pinacoteca e Museu de Arte Moderna de São Paulo, para aproximar o público da arte. Reconhece que o hiato existente entre ambos e que se reflete na baixa visitação aos museus de arte é resultado de construções ideológicas dominantes – as tecnologias de controle social – construídas historicamente para manter o controle de quem possui o poder econômico sobre os demais, sejam pessoas, como no caso da apreciação artística, ou países, como o que acontece com a tecnologia. Apresenta também algumas possibilidades de subversão deste controle, que ocorrem especialmente pelo fato de o ser humano ser criativo e interpretativo. Por fim, observa que o trabalho realizado pelos setores educativos dos museus para atrair diferentes públicos às instituições é bastante relevante e comprometido. Em relação aos materiais didáticos elaborados e distribuídos aos visitantes, entretanto, constatou-se a necessidade de alguns ajustes para que estes se comuniquem melhor com os visitantes e contribuam, de fato, para desconstruir a ideia de museu como um espaço elitizado e disponível apenas a alguns poucos privilegiados.
Abstract: This research aims to reflect on the strategies and mediation used by Oscar Niemeyer and Museum of contemporary art, in Curitiba, and Pinacoteca and Museum of modern art of São Paulo, to approximate audience of art. Recognizes that the gap between the two and that is reflected in the low visitation to art museums is the result of social control technologies historically elaborate and maintained to keep track of who has economic power over others , are people , as in the case of artistic appreciation, or countries, such as what happens with technology.It also presents some possibilities of subversion of this control , which occur especially because the human being creative and interpretive. Finally, it notes that the work carried out by the educational sectors of museums to attract different audiences is very relevant institutions and committed. With regard to teaching materials prepared and distributed to visitors, however, the need for some adjustments so that they communicate better with visitors and contribute, in fact, to deconstruct the idea of the Museum as an elite space and available only to a few privileged.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1801
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_PPGTE_D_Estevam, Joelma Zambão_2016.pdf5,25 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.