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Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlthaus, Dalvane-
dc.creatorBanks-Leite, Luci-
dc.date.accessioned2016-10-24T19:22:01Z-
dc.date.available5000-
dc.date.available2016-10-24T19:22:01Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationALTHAUS, Dalvane; BANKS-LEITE, Luci. Aprendizagem de um gênero de discurso e de atividade de autoconfrontação em ações de formação docente continuada na educação superior. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS DE GÊNEROS TEXTUAIS, 2015, São Paulo. Anais... São Paulo: [s.n.], 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1793-
dc.description.abstractThe objective of this text is to discuss a central question in a doctorate study, in progress, about the learning of the speech genre in self-confrontation situations. This consists of a procedure, which a worker observes your own images, video recorded at the time it performs activities related to their craft; It requests that he comment on what he was doing on the images in order to clarify matters for himself and another - be it a intervenant (simple self-confrontation) or a coworker (crossed self-confrotation). (CLOT, 2008/2010). In the context of this research, the confronted workers are university teachers and students who participate in an action of teacher continuing education. The object of the research is the process of speech genre of learning self-confrontation situation, having as subject a person who conducts self-confrontations training, which initially observed the conduct of dialogues and reflections, and will gradually participating in the self-confrontation activity and becoming also forming another. The theoretical foundations of the research seeks an articulation between sciences such as the Psychology of Labor, the Cultural-historical Psychology and Linguistics. The concepts that are employed come from Clot´s theory of the Psychology of Labor, that is, from the Clinic of Activity and from the activity genre studies (CLOT, 2008/2010); they also come from the Vygotskian theory of human development, with the concepts of thinking and speech (VIGOTSKI, 1934/1998); and from the Bakhtinian dialogic principle (BAKHTIN, 1979/2011). We believe that the formation of the person conducting self-confrontation occurs through learning a gender of speech and a genre of activity.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.relation.ispartofSimpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuaispt_BR
dc.rightsrestrictAccesspt_BR
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectEducação permanentept_BR
dc.subjectProfessores universitáriospt_BR
dc.subjectDiscourse analysispt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectTeachers, Training ofpt_BR
dc.subjectContinuing educationpt_BR
dc.subjectCollege teacherspt_BR
dc.titleAprendizagem de um gênero de discurso e de atividade de autoconfrontação em ações de formação docente continuada na educação superiorpt_BR
dc.title.alternativeThe learning of a self-confrontation speech and activity genre in actions of university teacher continuing educationpt_BR
dc.typeconferenceObjectpt_BR
dc.description.resumoEste texto tem por objetivo discutir uma questão central de um estudo de doutorado, em andamento, sobre a aprendizagem do gênero do discurso em situação de autoconfrontação. Esta consiste em um procedimento no qual um trabalhador observa suas imagens, video gravadas no momento em que realiza atividades relativas ao seu ofício; solicita-se que ele comente o que estava realizando nas imagens, de forma a elucidar questões para si mesmo e para um outro – seja um interveniente (intervenant) (autoconfrontação simples), seja um colega de trabalho (autoconfrontação cruzada) (CLOT, 2008/2010). No contexto dessa pesquisa os trabalhadores autoconfrontados são professores e alunos do Ensino Superior que participam de uma ação de formação docente continuada. O objeto da pesquisa é o processo de aprendizagem do gênero do discurso em situação de autoconfrontação, tendo como sujeito uma pessoa que conduz autoconfrontações em formação, que inicialmente observa a condução dos diálogos e reflexões e vai aos poucos participando da atividade de autoconfrontação e se tornando, também, formadora de outra. A fundamentação teórico-metodológica que embasa a pesquisa busca uma articulação entre ciências como a Psicologia do Trabalho, a Psicologia Histórico-Cultural e a Linguística. Os conceitos abordados são provenientes da teoria da psicologia do trabalho elaborada por Yves Clot, no âmbito da Clínica da Atividade e dos estudos sobre os gêneros de atividade (CLOT, 2008/2010); da teoria Vigotskiana de desenvolvimento humano, com ênfase nas questões de linguagem e pensamento (VIGOTSKI, 1934/1998); e do princípio dialógico Bakhtiniano (BAKHTIN, 1979/2011). Acreditamos que a formação da pessoa que conduz autoconfrontações ocorre por meio da aprendizagem de um gênero de discurso e de um gênero de atividade.pt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
dc.citation.issue8pt_BR
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