Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1791
Título: | Do planejamento ao replanejamento do trabalho docente no ensino superior: o que fazer quando os alunos não leem os textos indicados pelo professor? |
Autor(es): | Ariati, Solange Althaus, Dalvane Lima, Anselmo Pereira de |
Palavras-chave: | Ensino profissional - Planejamento Professores - Planejamento Ensino superior Leitura (Ensino superior) Vocational education - Planning Teacher - Planning Education, Higher Reading (Higher education) |
Data do documento: | 2015 |
Câmpus: | Pato Branco |
Citação: | ARIATI, Solange; ALTHAUS, Dalvane; LIMA, Anselmo Pereira de. Do planejamento ao replanejamento do trabalho docente no ensino superior: o que fazer quando os alunos não leem os textos indicados pelo professor? Revista Querubim, Niterói, v. 11, n. 26, p. 103-125, 2015. Disponível em: <http://www.uff.br/feuffrevistaquerubim/images/arquivos/zquerubim_26_ve.pdf>. Acesso em: 30 set. 2016. |
Resumo: | O objetivo deste artigo é apresentar uma análise de aspectos do planejamento e do replanejamento do trabalho docente em resposta a dificuldades que ocorrem na interação professor-aluno no processo de ensino-aprendizagem dentro e fora de sala de aula. Os dados foram produzidos empregando-se o método de autoconfrontação e sua análise é feita com base em um referencial teórico proveniente da ergonomia da atividade docente e da clínica da atividade. Os resultados revelam que a falta de leitura dos alunos obriga o professor a replanejar a aula no exato momento em que ela acontece, o que, apesar de revelar a experiência docente com esse tipo de situação, acaba por contribuir para a perda da qualidade do processo de ensino-aprendizagem. |
Abstract: | The objective of this paper is to present an analysis of the planning and replanning of the teacher´s work in response to difficulties that occur in teacher-student interaction in the process of teaching and learning in and outside the classroom. The data was produced by means of the selfconfrontation method and the analysis is based on theoretical foundations coming from the ergonomics of teaching activity and from the clinic of activity. The results reveal that lack of reading on students´ part leads the teacher to replan the class at the very moment it is taking place, which, in spite of revealing the teacher´s experience with this kind of situation, ends up contributing to diminish the quality of the teaching and learning process. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1791 |
ISSN: | 18093264 |
Aparece nas coleções: | PCS - Artigos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
QUERUBIM_Ariati, Solange_2015.pdf Disponível a partir de 5000-01-01 | 278,17 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.