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dc.creatorSilva, Paulo Henrique Asconavieta da-
dc.date.accessioned2011-10-24T16:17:43Z-
dc.date.available2011-10-24T16:17:43Z-
dc.date.issued2009-08-25-
dc.identifier.citationSILVA, Paulo Henrique Asconavieta da. Repositórios de recursos educacionais digitais reutilizáveis: um estudo para a Universidade Aberta do Brasil. 2009. 112 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia.) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2009.-
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/178-
dc.description.abstractThis paper presents a study of basic features of a repository of reusable digital educational resources, aiming at the optimization of resources in the production held by the public sphere. Is based on elements of the Theory of Activity, by Yrjö Engeström (1987), the theory of Communities of Practice (CoPs) by Etienne Wenger (1998), and models of software development, as Eric Raymond (1999), targeting a production geared to greater democratization of access and reuse of materials, especially in courses in distance education modality, offered by the Universidade Aberta do Brasil (UAB). The studies concerning production and management of reusable digital educational resources repositories were taken into account mainly the research of David Wiley (1999, 2000, 2001, 2002), Stephen Downes (2001, 2002, 2005) and Robby Robson (2004). Conducts a survey of the initiatives of the federal government to free sharing of information and knowledge, and make a comparison, through the literature research, the criteria listed in the work with the features found in the portals of educational digital content supported by the Ministério da Educação (MEC): the Portal Domínio Público, the Portal do Professor, the Banco Internacional de Objetos Educacionais (BIOE) and Rede Interativa Virtual da Educação (RIVED). Indicates possibilities of optimization in the current process of authorship of digital learning materials in courses of the distance education modality offered by the UAB. The features selected in this study may serve as reference for future construction and remodeling of existing repositories. Was performed a bibliographic research of the kind exploratory.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectUniversidade Aberta do Brasilpt_BR
dc.subjectRepositóriospt_BR
dc.subjectSoftware livrept_BR
dc.subjectInovações educacionaispt_BR
dc.subjectComunidades de práticapt_BR
dc.subjectEnsino à distânciapt_BR
dc.subjectPortais da webpt_BR
dc.subjectRepositoriespt_BR
dc.subjectFree computer softwarept_BR
dc.subjectEducational innovationspt_BR
dc.subjectCommunities of practicept_BR
dc.subjectDistance educationpt_BR
dc.subjectInternet portals-
dc.titleRepositórios de recursos educacionais digitais reutilizáveis: um estudo para a Universidade Aberta do Brasilpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho apresenta um estudo referencial de características elementares de um repositório de recursos educacionais digitais reutilizáveis, visando à otimização de recursos na produção realizada pela esfera pública. Apóia-se em elementos da Teoria da Atividade, apresentada por Yrjö Engeström (1987), da teoria das Comunidades de Prática (CoPs), segundo Etienne Wenger (1998), e dos modelos de desenvolvimento de Software, conforme Eric Raymond (1999), objetivando uma produção voltada a uma maior democratização de acesso e ao reaproveitamento de materiais didáticos, especialmente em cursos na modalidade de educação a distância ofertados pela Universidade Aberta do Brasil (UAB). Para os estudos referenciais de gestão da produção e repositórios de recursos educacionais digitais reutilizáveis foram levados em conta principalmente os estudos de David Wiley (1999, 2000, 2001, 2002), Stephen Downes (2001, 2002, 2005) e Robby Robson (2004). Realiza um levantamento das iniciativas do governo federal de livre compartilhamento da informação e do conhecimento, e faz um comparativo, por meio da pesquisa bibliográfica, dos critérios elencados no trabalho com as características encontradas nos portais educacionais de conteúdo digital apoiados pelo Ministério da Educação (MEC): o Portal Domínio Público, o Portal do Professor, o Banco Internacional de Objetos Educacionais (BIOE) e a Rede Interativa Virtual da Educação (RIVED). Sinaliza possibilidades de otimização do processo atual de autoria dos materiais didáticos digitais, em cursos na modalidade de educação a distância ofertados pela UAB. As características selecionadas nesta pesquisa podem servir como referencial para futuras construções e remodelamentos dos repositórios já existentes. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica do tipo exploratória.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Porto Alegre, Laíze Márcia-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Tecnologiapt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade

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