Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/17543
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFerreira, Leana Carolina
dc.date.accessioned2020-11-20T19:40:26Z-
dc.date.available2020-11-20T19:40:26Z-
dc.date.issued2019-05-25
dc.identifier.citationFERREIRA, Leana Carolina. Avaliação da síndrome de Bournout em professores do ensino superior privado. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/17543-
dc.description.abstractWork is an essential part of people’s lives, being configured as a factor in the construction of the individual identity. However, work does not always allows growth, recognition and professional independence, as it can cause dissatisfaction, disinterest, irritation and exhaustion problems, which can lead to burnout. To understand the interference of ones job, the objective of the research is to evaluate the existence of burnout in private college professors. To that end, the Maslach Burnout Inventory – Educators Survey (MBI-ES) was applied, which together with questions for profile identification, composed the research questionnaire. This questionnaire was sent to 679 professors and a return of 8.84% was obtained, which totaled the voluntary participation of 60 professors. From the data collection, the three subscales of burnout were analyzed, the emotional exhaustion, the depersonalization and the reduced personal accomplishment. In addition to the analysis of burnout, the profile of the professors participating in the research was described, based on information from the questionnaires. With this, it was possible to verify if there was presence of burnout in the private colleges professors who were surveyed. The results indicated that there is evidence of burnout among the professors, since there is a moderate level of the emotional exhaustion and reduced personal accomplishment, but a low level of depersonalization. However, it was not possible to draw a profile of the professors affected by the syndrome. Therefore the research was not sufficient to establish a correlation between burnout and the profile of the professors more susceptible to it.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectBurnout (Psicologia)pt_BR
dc.subjectProfessores universitáriospt_BR
dc.subjectFadiga mentalpt_BR
dc.subjectBurn out (Psychology)pt_BR
dc.subjectCollege teacherspt_BR
dc.subjectMental fatiguept_BR
dc.titleAvaliação da síndrome de Bournout em professores do ensino superior privadopt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoO trabalho apresenta importância essencial na vida das pessoas, configurando-se como um fator na construção da identidade do indivíduo. No entanto, o trabalho nem sempre possibilita crescimento, reconhecimento e independência profissional, pois pode causar problemas de insatisfação, desinteresse, irritação e exaustão, podendo levar a síndrome de burnout. Para entender a interferência do trabalho no indivíduo, o objetivo da pesquisa é avaliar a existência da síndrome de burnout em professores do ensino superior privado. Para tanto, foi aplicado o Maslach Burnout Inventory - Educators Survey (MBI-ES), que junto com perguntas para identificação de perfil, compôs o questionário da pesquisa. Esse questionário foi enviado a 679 professores e obteve-se um retorno de 8,84%, o que totalizou a participação voluntária de 60 professores. A partir da coleta de dados, foram analisadas as três subescalas da síndrome de burnout, a exaustão emocional, a despersonalização e a baixa realização profissional. Além da análise da síndrome de burnout, foi descrito, a partir de informações dos questionários, o perfil dos professores participantes da pesquisa. Com isso, foi possível verificar se há presença da síndrome de burnout nos professores do ensino superior privado que foram pesquisados. Os resultados auferidos mostraram que há indícios da síndrome entre os professores pesquisados, visto que há nível moderado da síndrome quanto a exaustão emocional e a baixa realização pessoal, mas nível baixo quanto a despersonalização. Contudo, não foi possível traçar um perfil dos professores acometidos pela síndrome. De modo que a pesquisa não foi suficiente para estabelecer uma correlação entre a síndrome e o perfil dos professores mais suscetíveis a ela.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Romanelli, Egídio José
dc.contributor.referee1Izzo, Ronaldo Luis dos Santos
dc.contributor.referee2Matoski, Adalberto
dc.contributor.referee3Hara, Massayuki Mário
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalhopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::GERENCIA DE PRODUCAO::HIGIENE E SEGURANCA DO TRABALHOpt_BR
Aparece nas coleções:CT - Engenharia de Segurança do Trabalho

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_CEEST_XXXVII_2019_24.pdf3,11 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.