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dc.creatorCosta, Dione Marcos Lima
dc.date.accessioned2020-11-20T19:38:43Z-
dc.date.available2020-11-20T19:38:43Z-
dc.date.issued2019-06-28
dc.identifier.citationCOSTA, Dione Marcos Lima. Análise dos níveis médios de ruído no entorno de hospitais da cidade de Curitiba. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Curitiba, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/17503-
dc.description.abstractUrban traffic noise (engine sound, horns, sirens, etc.), because it is a source of irritation that can affect the hospital environment, depending on its sound pressure level, contributes to the reduction of the welfare of patients and resident populations In their vicinity, and may have negative effects on their health, such as stress, etc. Therefore, this case study aims to measure the average equivalent levels of noise (LEQ) in the vicinity of 03 (three) hospitals in Curitiba, in order to know the exposure of health professionals and passers-by, and whether these sound values are above Permitted by law. The methodology adopted for the measurements, has as reference the norm NBR 10151, which establishes criteria for the pressure gauges and for the measurement conditions. The measurements of the noise levels were made during 01 (one) week, always at the time of 17 to 19 hours. They concentrated on 08 (eight) points of the main access routes, in the vicinity of the aforementioned hospitals, each one repeated five times during 01 (one) week. The results obtained were compared with the Municipal Ordinary Law of Curitiba N º 10625, of December 19, 2002, which defines that in the daytime period (07h 01min to 19:00) The sound pressure limit is 65dB (A) for the central zone, and showed that some points of Measurements were above the limit permitted by the said Law. It was Concluded that the noise levels found exceeded the limit of the municipal Law. Thus, simple and objective actions are recommended, such as the use of hybrid engines for bus and truck fleets.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectRuído urbano - Curitiba (PR)pt_BR
dc.subjectRuído - Mediçãopt_BR
dc.subjectPressão sonorapt_BR
dc.subjectRuído - Efeito fisiológicopt_BR
dc.subjectCity noise - Curitiba (PR)pt_BR
dc.subjectNoise - Measurementpt_BR
dc.subjectSound pressurept_BR
dc.subjectNoise - Physiological effectpt_BR
dc.titleAnálise dos níveis médios de ruído no entorno de hospitais da cidade de Curitibapt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoO ruído urbano de tráfego (som dos motores, buzinas, sirenes, etc.), por ser uma fonte de irritação que pode afetar o ambiente hospitalar, dependendo do seu nível de pressão sonora, contribui para a diminuição do bem-estar dos pacientes e das populações residentes nas suas proximidades, podendo apresentar efeitos negativos em sua saúde, como estresse. Diante disto, este estudo de caso tem como objetivo medir os níveis médios equivalentes de ruído (Leq) no entorno de 03 (três) hospitais em Curitiba, a fim de se conhecer a exposição dos profissionais da saúde e transeuntes, e se estes valores sonoros estão ou não acima dos permitidos pela legislação. A metodologia adotada para as medições, tem como referência a norma NBR 10151, a qual estabelece critérios para os medidores de pressão e para as condições de medição. As medições dos níveis de ruído foram feitas durante 01 (uma) semana, sempre no horário das 17 as 19 horas. Se concentraram em 08 (oito) pontos das principais vias de acesso, no entorno dos hospitais supracitados, sendo cada uma repetida por cinco vezes durante 01 (uma) semana. Os resultados obtidos foram comparados com a Lei Municipal Ordinária de Curitiba nº 10625, de 19 de dezembro de 2002, a qual define que no período diurno (07h01min até 19h00min) o limite de pressão sonora é de 65dB(A) para a zona central, e mostraram que alguns pontos de medições estavam acima do limite permitido pela referida Lei. Concluiu-se que os níveis de ruído encontrados, superam o limite da Lei municipal. Desta forma recomendam-se ações simples e objetivas como a utilização de motores híbridos para frotas de ônibus e caminhões.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Catai, Rodrigo Eduardo
dc.contributor.referee1Izzo, Ronaldo Luis dos Santos
dc.contributor.referee2Romano, Cezar Augusto
dc.contributor.referee3Hara, Massayuki Mário
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalhopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::GERENCIA DE PRODUCAO::HIGIENE E SEGURANCA DO TRABALHOpt_BR
Aparece nas coleções:CT - Engenharia de Segurança do Trabalho

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