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Título: Avaliação do uso de checklist para verificação do atendimento à legislação por empresa de transporte contratada
Título(s) alternativo(s): Evaluation of the application of a checklist to verify compliance of hired transport companies
Autor(es): Lobo, Marianne Bara de Araujo Grube
Orientador(es): Serta, Roberto
Palavras-chave: Substâncias perigosas - Transporte
Produtos químicos
Transporte rodoviário
Acidentes
Hazardous substances - Transportation
Chemicals
Transportation, Automotive
Accidents
Data do documento: 23-Abr-2016
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: LOBO, Marianne Bara de Araujo Grube. Avaliação do uso de checklist para verificação do atendimento à legislação por empresa de transporte contratada. 2016. 93 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2016.
Resumo: Este estudo teve como objetivo principal avaliar a aplicação de um checklist para a verificação do atendimento à legislação de transporte de produtos perigosos. Os requisitos legais para o transporte de produtos perigosos visam à redução do risco de acidentes e minimização dos eventuais impactos gerados. Para o estudo de caso foram tomadas como base as operações logísticas de uma empresa do setor automotivo, que mantém contratos com transportadoras para a movimentação dos produtos produzidos e dos insumos utilizados na produção, inclusive produtos químicos e perigosos. A elaboração do checklist foi embasada em um levantamento da legislação vigente, e o documento foi aplicado a todos os veículos de transporte de carga que adentraram a fábrica no período de setembro de 2015 a fevereiro de 2016, pelos vigilantes da empresa. A avaliação do processo teve foco nos resultados obtidos pela verificação das transportadoras diretamente contratadas, e na verificação da aplicabilidade do documento para o objetivo proposto. Os resultados observados mostram que, após um período de tempo necessário para consolidação e ajuste da sistemática, a mesma tem obtido êxito na identificação de irregularidades dos veículos das transportadoras contratadas. Conclui-se que, apesar de serem necessárias melhorias no documento, este é válido como ferramenta para a verificação das condições de transporte.
Abstract: This study intends to evaluate the use of a checklist to verify compliance to transport regulations by hired transport companies. Legal requirements for dangerous goods aim to decrease risks of accidents and minimize associated impacts. For the business case, logistics operations from an automotive industry were considered; this company keeps contracts with transport companies for the transportation of produced parts and components used in production activities, including chemicals and dangerous goods. The development of the checklist was based on a research of applicable requirements. The document was applied for the verification of all load vehicles that arrived in the factory from September, 2015 to February, 2016, by the property security staff. Process evaluation focused on the results from direct hired transport companies, and on the verification of applicability of the document for the proposed objective. Results showed that, after a necessary period for consolidation and adjusts in the systematic, it has been successful to identify deviations in hired transport companies’ vehicles. It may be concluded that, although improvements are necessary in the document, this is a valid instrument do verify transport conditions.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/17463
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