Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1740
Título: | Estudo empírico de antecedentes do sucesso de sistemas de informação: análise de um sistema de apoio à decisão em uma universidade pública |
Título(s) alternativo(s): | An empirical study of antecedents of success of information systems: analysis of a system of decision support in a public university |
Autor(es): | Scariot, Andreia |
Orientador(es): | Santos, Gilson Ditzel |
Palavras-chave: | Sistemas de suporte de decisão Sistemas de informação gerencial Decision support systems Management information systems |
Data do documento: | 31-Mar-2016 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Pato Branco |
Citação: | BEULKE, Andreia Scariot. Estudo empírico de antecedentes do sucesso de sistemas de informação: análise de um sistema de apoio à decisão em uma universidade pública. 2016. 174 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2016. |
Resumo: | As Universidades são instituições que geram e manipulam grandes quantidades de dados em decorrência das múltiplas funções que exercem, da quantidade de profissionais envolvidos e de alunos que atendem. A informação obtida desses dados é utilizada, por exemplo, para as atividades operacionais e para suporte à tomada de decisão pelos gestores. Para auxiliar os gestores na realização das suas tarefas, os Sistemas de Informação (SI) se apresentam como ferramentas que oferecem recursos visando aprimorar o desempenho dos seus usuários, auxiliar nas tarefas rotineiras e fornecer suporte à tomada de decisão. O objetivo desta pesquisa é avaliar a influência das características dos usuários e da tarefa no sucesso de SI. O estudo é de natureza descritiva-exploratória, portanto, os construtos utilizados para definir o modelo conceitual da pesquisa são conhecidos e anteriormente validados. No entanto, características individuais dos usuários e da tarefa são antecedentes do sucesso de SI. Para testar a influência desses antecedentes, foi desenvolvido um SI de apoio à decisão que utiliza a metodologia Multicritério de Apoio à Decisão – Construtivista (MCDA-C) com a participação e o envolvimento de usuários. A amostra foi composta pelos gestores e ex-gestores da UTFPR Câmpus Pato Branco que atuam ou atuaram nas atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão. Para a coleta dos dados foi realizado um experimento em laboratório de informática do Câmpus Pato Branco a fim de verificar as hipóteses da pesquisa. O experimento consistiu em realizar uma tarefa de distribuição de vagas docentes entre departamentos acadêmicos utilizando o SI que foi desenvolvido. A tarefa envolveu tomada de decisão relacionada às atividades de gestão. Os dados que alimentaram o sistema utilizado eram reais do próprio Câmpus. Um questionário foi respondido pelos participantes do experimento com o objetivo de obter dados para verificar as hipóteses de pesquisa. Os resultados obtidos com a análise dos dados do experimento confirmaram parcialmente a influência das características individuais no sucesso de SI, totalmente a influência das características da tarefa nesse sucesso e não sustentaram significância na relação entre as características individuais e o impacto individual. Para muitos dos participantes o primeiro contato com o SI foi durante o experimento, o que indica a falta de experiência com o sistema. Com relação ao sucesso de SI, os dados revelaram que não há significância na relação entre a Qualidade da Informação (QI) e Impacto Individual (II). Ressalta-se que o SI utilizado no experimento é de apoio à tomada de decisão e as informações fornecidas por esse sistema são estritamente quantitativas, o que pode ter causado certo conflito na análise dos critérios envolvidos no processo de tomada de decisão. Isso porque os critérios de ensino, pesquisa, extensão e gestão são interligados de tal forma que um reflete no outro. Assim, a opinião dos gestores não depende exclusivamente dos dados quantitativos, mas também do conhecimento e juízo de valor que cada gestor possui sobre o problema a ser resolvido. |
Abstract: | Universities are institutions that generate and manipulate large amounts of data as a result of the multiple functions they perform, of the amount of involved professionals and students they attend. Information gathered from these data is used, for example, for operational activities and to support decision-making by managers. To assist managers in accomplishing their tasks, the Information Systems (IS) are presented as tools that offer features aiming to improve the performance of its users, assist with routine tasks and provide support to decision-making. The purpose of this research is to evaluate the influence of the users features and of the task in the success of IS. The study is of a descriptive-exploratory nature, therefore, the constructs used to define the conceptual model of the research are known and previously validated. However, individual features of users and of the task are IS success antecedents. In order to test the influence of these antecedents, it was developed a decision support IS that uses the Multicriteria Decision Aid Constructivist (MCDA-C) methodology with the participation and involvement of users. The sample consisted of managers and former managers of UTFPR Campus Pato Branco who work or have worked in teaching activities, research, extension and management. For data collection an experiment was conducted in the computer lab of the Campus Pato Branco in order to verify the hypotheses of the research. The experiment consisted of performing a distribution task of teaching positions between the academic departments using the IS developed. The task involved decision-making related to management activities. The data that fed the system used were real, from the Campus itself. A questionnaire was answered by the participants of the experiment in order to obtain data to verify the research hypotheses. The results obtained from the data analysis partially confirmed the influence of the individual features in IS success and fully confirmed the influence of task features. The data collected failed to support significant ratio between the individual features and the individual impact. For many of the participants the first contact with the IS was during the experiment, which indicates the lack of experience with the system. Regarding the success of IS, the data revealed that there is no significance in the relationship between Information Quality (IQ) and Individual Impact (II). It is noteworthy that the IS used in the experiment is to support decision-making and the information provided by this system are strictly quantitative, which may have caused some conflict in the analysis of the criteria involved in the decision-making process. This is because the criteria of teaching, research, extension and management are interconnected such that one reflects on another. Thus, the opinion of the managers does not depend exclusively on quantitative data, but also of knowledge and value judgment that each manager has about the problem to be solved. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1740 |
Aparece nas coleções: | PB - Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PB_PPGDR_M_Beulke, Andreia Scariot_2016.pdf | 1,93 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.