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Título: Uso de agregados reciclados da construção e demolição na pavimentação de estradas rurais: um modelo de gestão integrada
Título(s) alternativo(s): Use of recycled aggregates from construction and demolition to pave rural roads: an integrated management model.
Autor(es): Langer, Marcelo
Orientador(es): Nagalli, André
Palavras-chave: Agregados (Materiais de construção)
Resíduos como material de construção
Logística
Sustentabilidade
Aggregates (Building materials)
Waste products as building material
Logistics
Sustainability
Data do documento: 6-Nov-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: LANGER, Marcelo. Uso de agregados reciclados da construção e demolição na pavimentação de estradas rurais: um modelo de gestão integrada. 2015. 168 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Construções Sustentáveis) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.
Resumo: Este trabalho analisou as correlações da Política Nacional dos Resíduos Sólidos PNRS com o desenvolvimento econômico brasileiro, impactos sociais, ambientais resultantes e os esforços dos setores de gestão pública e privados da cadeia produtiva da construção civil, e outros representantes da sociedade, na definição de um novo modelo econômico circular. Teve como objetivo analisar a PNRS enquanto instrumento para a implantação de programas de gestão compartilhada, a logística reversa do ciclo de vida de produtos da construção e demolição e seus resíduos, a fim de entender suas limitações e possibilidades para adoção de novos sistemas e novas tecnologias verdes de acordo com os princípios da sustentabilidade. Foram utilizados documentos técnicos, legais e científicos para a construção do delineamento cientifico da pesquisa. Para a análise prática esta pesquisa considerou as tecnologias de processamento de resíduos da construção e demolição (RCD) - usinas de reciclagem fixa e móvel, para gerar os agregados de resíduos do concreto (ARC) e os agregados de resíduos mistos (ARM) que foram empregados nos experimentos, testando sua aplicação como material para a pavimentação de estradas rurais e vicinais com diferentes características ambientais e diferentes funções sociais e econômicas. A análise da PNRS, das ações conjuntas do poder público, setores sociais e demais atores sociais, das tecnologias de processamento dos RCD para promover sua reciclagem, reutilização e aumentar seu ciclo de vida na forma de ARC e ARM para uso na pavimentação de estradas rurais e vicinais, permitiu compreender as limitações existentes nas ações do poder público na aplicação da PNRS para promover ganhos ambientais, sociais e econômicos; os paradigmas existentes para lidar com os coprodutos oriundos da reciclagem dos resíduos da construção e demolição que estabelecem limites a sua aplicação, ainda que definidos por Lei. Observou as lacunas de conhecimento científico, técnico para o tratamento e manuseio destes materiais produtivos. Os benefícios das tecnologias disponíveis e atualmente empregadas no Brasil, ainda que limitadas. Analisou a viabilidade técnica de produção dos ARC e ARM, bem como a sua empregabilidade na pavimentação de estradas rurais e vicinais. O modelo estudado de reciclagem e reutilização, de acordo com os princípios da Logística Reversa e da Economia Circular, considerando os acordos setoriais, o ciclo de vida dos RCD comprovou a possibilidade de construir um modelo produtivo para os resíduos sólidos da construção e demolição, que contribui para a minimização de impactos sociais e ambientais, reduz o consumo de recursos naturais e energia, reduz gastos, gera ganhos econômicos para toda a rede de atores envolvidos e promove a sustentabilidade do Planeta.
Abstract: This current work analyzed the correlations between the Brazilian National Policy on Solid Waste (BNPSW) and the Brazilian economic development, generated by social and environmental impacts as well as the efforts of public and private managements of the civil construction productive chain, and other representatives of the society, on the definition of a new circular economic model. The main objective of this work was to check the BNPSW as an instrument for the implantation of shared management programs, the reverse logistics of the construction and demolition inputs life cycle as well as their waste products, this whole study aimed the understanding of their limitations and possibilities towards the adoption of new green systems and Technologies, according with sustainability principles. It used technical, legal and scientific documents for the construction of the scientific lineation of the current research. On a practical analysis, this current research considered the construction and demolition waste (CDW) processing – still and mobile recycling plants, in order to generate concrete residues aggregate (CRA) and mixed residues aggregate (MRA), which were used on these experiments, checking out their applicability as inputs for the paving of rural and secondary roads, with different environmental features and also different economic and social functions. The analysis of the BNPSW the social sectors and players, the Technologies on recycling the demolition and construction residues, as well as the reuse and increasing of the life cycle of the resulting products as CRA and MRA for using on the pavement of rural roads, this allowed us to comprehend the limitations of the government Power on applying the BNPSW in order to promote environmental, social and economic payback; the existent paradigms on dealing with coproduct come from the recycling of demolition and construction waste which establish limitations for their applicability, even though they have been defined by governmental laws. It has been observed the lack of technical scientific knowledge on treatment and handling of these productive materials as well as the benefits which come from the now available Technologies used in Brazil. It analyzed also the technical viability of CRA and MRA, as well as their applicability on paving rural and secondary roads. The recycling and reuse model that was studied in this current work, according to the principles of reverse logistics and circular economy , also considered sectorial agreements, the life cycle of demolition and construction waste was proved the possibility of building a productive model for demolition and construction solid waste, which contributes for the decreasing on the environmental and social impacts, reducing the consumption of energy and natural resources, reducing spend money and generating economic profit for the entire network of involved players, finally promoting the sustainability of our planet.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/17399
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