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Título: Viabilidade técnica e ambiental da captação de águas pluviais do canteiro de obras, sua utilização na umectação das vias de acesso e no resfriamento na pista de taxiamento das aeronaves: estudo de caso Aeroporto Internacional de Curitiba: Afonso Pena
Autor(es): Lima, Rafael dos Santos
Orientador(es): Cardoso, Ivan Azevedo
Palavras-chave: Águas pluviais
Água - Captação
Asfalto - Resfriamento
Rain-water (Water-supply)
Water, harvesting
Asphalt - Cooling
Data do documento: 26-Abr-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: LIMA, Rafael dos Santos. Viabilidade técnica e ambiental da captação de águas pluviais do canteiro de obras, sua utilização na umectação das vias de acesso e no resfriamento na pista de taxiamento das aeronaves: estudo de caso Aeroporto Internacional de Curitiba: Afonso Pena. 2014. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014.
Resumo: O presente trabalho trata da viabilidade técnica e ambiental da captação de águas pluviais do canteiro de obras, sua utilização na umectação das vias de acesso e resfriamento do asfalto na pista de taxiamento das aeronaves: estudo de caso aeroporto internacional de Curitiba – Afonso Pena. Identifica-se o aprofundamento bibliográfico do tema, levantamento da legislação e parâmetros sobre a água de chuva, o volume de água de chuva que pode ser captada; visa também identificar a potencialidade da água de chuva para uso na umectação das vias e no processo de resfriamento do asfalto da pista e contribuir com a recarga do lençol freático promovendo assim a minimização do uso de águas subterrâneas e rios para fins não potáveis. Para obter os valores da quantidade de água captada pelas áreas cobertas (telhados) do canteiro de obras, utilizou-se o método Rippl. Nesta pesquisa os valores das áreas para captação foram as seguintes: Área Técnico/Administrativo - 100.0 m2, Almoxarifado Geral - 36.30 m2, Almoxarifado equipamentos elétricos - 48.00 m2 e Área de banheiro - 33.00 m2, totalizando em 217.3 m2. O volume de água de chuva acumulada foi considerável. O sistema de captação terá uma contribuição significativa no suprimento de água para tais processos e atividades. Sendo esses valores expressivos, a empresa será a principal beneficiada, bem como a população e animais, pois, economizará uma grande quantidade de água e principalmente auxiliará na sua preservação, um bem riquíssimo que já está escasso em muitos lugares do mundo e até mesmo no nosso Brasil.
Abstract: The present work deals with the technical and environmental feasibility of rainwater harvesting construction site, its use in wetting of access roads and cooling asphalt tarmac of aircraft: case study International Airport Curitiba - Afonso Pena. Identifies the volume of rainwater that can be captured; also aims to identify the potential of rainwater for use in wetting the roads and in the process of cooling the tarmac and contribute to groundwater recharge thus promoting the minimization of the use of groundwater and rivers for non-potable purposes. For values of the amount of water captured by the covered areas of the construction sit, used the Rippl method. In this research the values of the catchment areas were as follows: Area Technical /Administrative - 100.0 m2 General Warehouse - 36.30 m2 Warehouse electrical equipment - 48.00 m2 area and bathroom - 33.00 m2. The volume of accumulated rain water was 364.09 m3. The system will capture a significant contribution to the supply of water to these processes and activities, preserving wate, a rich well that is already scarce in many places in the world.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/17394
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