Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/17378
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Komiya, Alvaro Massaharu | |
dc.date.accessioned | 2020-11-20T18:55:21Z | - |
dc.date.available | 2020-11-20T18:55:21Z | - |
dc.date.issued | 2014-04-26 | |
dc.identifier.citation | KOMIYA, Alvaro Massaharu. Análise crítica dos estacionamentos comerciais no centro de Curitiba. 2014. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/17378 | - |
dc.description.abstract | Nowadays, Curitiba has been claimed for a better urban mobility, whose protagonist is the car as individual transport. In this subject, the high rates of commercial parking lots in the town need to be highlighted. The argument of this work is that spaces destined to vehicles should add urban quality and economic diversification, in order to mitigate its negative social impacts. This research looks for find out the amount and distribution of parking in the city and qualifies them by existing concepts of urbanism, with the aim to discover the parking lots relations to environment and promote discussions about urban spaces consumed by car. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.subject | Estacionamento de automóveis - Legislação | pt_BR |
dc.subject | Estacionamento de automóveis - Qualidade | pt_BR |
dc.subject | Sustentabilidade | pt_BR |
dc.subject | Planejamento urbano | pt_BR |
dc.subject | Automobile parking - Law and legislation | pt_BR |
dc.subject | Automobile parking - Quality | pt_BR |
dc.subject | Sustainability | pt_BR |
dc.subject | City planning | pt_BR |
dc.title | Análise crítica dos estacionamentos comerciais no centro de Curitiba | pt_BR |
dc.type | specializationThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Atualmente, Curitiba tem sido questionada pela relativa baixa qualidade na mobilidade urbana, cujo protagonista é a dependência do automóvel como transporte individual. Nesse contexto, podemos destacar o elevado número dos estacionamentos comerciais no centro urbano. O argumento que embasa este trabalho é que os espaços exclusivos aos veículos deveriam somar qualidade urbana e diversificação econômica no local, como forma de atenuar seus impactos sociais negativos. Este trabalho busca elucidar a quantidade, bem como a distribuição dos estacionamentos e qualificá-los através de levantamentos in loco e conceitos existentes do urbanismo, com o objetivo de descobrir a relação dos estacionamentos com o entorno urbano e alimentar discussões sobre a legitimidade do aproveitamento espacial pelos mesmos. | pt_BR |
dc.degree.local | Curitiba | pt_BR |
dc.publisher.local | Curitiba | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Gadda, Tatiana Maria Cecy | |
dc.publisher.department | Departamento Acadêmico de Construção Civil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Construções Sustentáveis | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CT - Construções Sustentáveis |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_CECONS_III _2014_01.pdf | 8,72 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.