Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/17360
Título: Relação entre elementos de sombreamento e acesso solar em um ambiente escolar em Londrina/PR
Título(s) alternativo(s): Relation between shading elements and solar adit in a educational establishment in Londrina/PR
Autor(es): Nati, Gustavo Akira
Orientador(es): Krüger, Eduardo Leite
Palavras-chave: Sombras - Índices
Projeto arquitetônico
Métodos de simulação
Energia solar
Shades and shadows - Indexes
Architectural design
Simulation methods
Solar energy
Data do documento: 17-Ago-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: NATI, Gustavo Akira. Relação entre elementos de sombreamento e acesso solar em um ambiente escolar em Londrina/PR. 2018. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Construções Sustentáveis) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
Resumo: A qualidade do sistema educacional público brasileiro fornecido pelo Governo, de modo geral, está defasada em relação ao sistema privado. As condições das instalações físicas apresentam-se como uma das características que contribui para isso. A fim de atender esse item, além da infraestrutura básica necessária, o conforto ambiental mostra-se fundamental para satisfação e desempenho dos usuários. Ultimamente, criou-se um projeto padrão para as edificações escolares serem implantadas, de modo a garantir economia, rapidez e prática construtiva. Contudo, por se tratar de projeto padrão, muitas vezes as características locais onde serão implantadas não são consideradas, podendo contribuir negativamente no nível de aprendizado do aluno. A pesquisa foi desenvolvida com auxílio de software para elaboração de simulações computacionais nas variadas combinações de horários, dias e possibilidades de orientação solar com aplicação de elementos de sombreamento. Com objetivo de avaliar o comportamento da radiação solar nas diferentes implantações da edificação e contribuir para que o projetista tenha informações que possam auxiliar na fase de projeto e implantação. Foi possível observar que a utilização de brises soleils horizontais se demonstrou mais eficaz nas orientações analisadas, para o bloqueio do acesso solar, na cidade de Londrina, Paraná.
Abstract: The quality of Brazilian public educational system provided by the Government, in general, is lagged comparing with the private system. The physical facilities conditions are one of the features that contribute to it. In order to meet this item, besides the necessary basic infrastructure, environmental comfort is fundamental for user satisfaction and performance. Lately, a standard project has been created for school buildings to be deployed in order to ensure economy, agility and constructive practice. However, about been a standard project, several times the local characteristics where they will be implemented are not considered, and may contribute negatively in the student's learning level. The research was developed with the support of software for development of computational simulations in varied combinations of timetables, days and possibilities of solar orientation with the application of shading elements. In order to evaluate the behavior of the solar radiation in different deployments of the building and contributing to the draughtsman have information that may assist in the design and implementation stage. It was possible to note that the use of horizontal brises soleils had shown more effective in the orientation analyzed for the solar access blockade, in Londrina city.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/17360
Aparece nas coleções:CT - Construções Sustentáveis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_CECONS_VI_2018_07.pdf1,82 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.