Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/17207
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Genari, Giuliana | |
dc.date.accessioned | 2020-11-20T18:31:30Z | - |
dc.date.available | 2020-11-20T18:31:30Z | - |
dc.date.issued | 2018-05-14 | |
dc.identifier.citation | GENARI, Giuliana. O espectador modelo para o diretor de arte no filme “O labirinto do fauno”. 2018. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Cenografia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/17207 | - |
dc.description.abstract | The main objective of this research is to discuss the relationship between the model reader and artistic (literary) response under the theoretical proposal of Umberto Eco, in Six Walks Through the Forest in the Fiction.These concepts are applied to the universe of the cinema, with the model spectator and art direction. This transposition uses as a corpus of research the film Pan’s Labirynth, by Guillermo del Toro, which awarded Eugenio Caballero with the Oscar for Best Art Director. From the point of view of the themes described by Eco, we translated into the reality of the film and explored the possible spectators that Caballero pointed out, directly or indirectly, in creating of the concept of the art of the film. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Direção de arte | pt_BR |
dc.subject | Eco, Umberto, 1932-2016 | pt_BR |
dc.subject | Leitores - Reação crítica | pt_BR |
dc.subject | Percepção visual | pt_BR |
dc.subject | Art direction | pt_BR |
dc.subject | Reader-response criticism | pt_BR |
dc.subject | Visual perception | pt_BR |
dc.title | O espectador modelo para o diretor de arte no filme “O labirinto do fauno” | pt_BR |
dc.title.alternative | The model spectator for the art director in the film “Pan’s Labirynth” | pt_BR |
dc.type | specializationThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta monografia tem como principal objetivo discutir a relação entre o leitor-modelo e recepção artística (literária) sob a proposta teórica de Umberto Eco, em Seis Passeios Pelo Bosque da Ficção (1993), transpondo esses conceitos ao universo do cinema, com o espectador-modelo e direção de arte. Essa transposição utilizacomo corpus de pesquisa o filme O Labirinto do Fauno (2006), de Guillermo del Toro, que premiou Eugenio Caballero com o Oscar de Melhor Diretor de Arte. Sob a ótica dos temas descritos por Eco, traduzimos para a realidade do filme e exploramos os possíveis espectadores a que Caballero apontou, direta ou indiretamente, ao criar o conceito de arte do filme. | pt_BR |
dc.degree.local | Curitiba | pt_BR |
dc.publisher.local | Curitiba | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Souza, Maurini de | |
dc.contributor.referee1 | Souza, Maurini de | |
dc.contributor.referee2 | Landal, Simone | |
dc.contributor.referee3 | Silva, Amabilis de Jesus da | |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Especialização em Cenografia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO::CENOGRAFIA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CT - Cenografia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_ CENOG_IV_2018_04.pdf | 705,84 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.