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dc.creatorCosta, Fernanda Nerissa Hack
dc.date.accessioned2020-11-20T18:31:24Z-
dc.date.available2020-11-20T18:31:24Z-
dc.date.issued2018-05-14
dc.identifier.citationCOSTA, Fernanda Nerissa Hack. Rita Lee: figurinos, irreverências e o limiar arte-vida. 2018. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Cenografia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/17202-
dc.description.abstractThis research intends to present the contexts and the different strategies taken by the singer Rita Lee, concerning the use of the outfits, in its concerts. Since she was part of the musical group "Os Mutantes" until her last presentations, this element was an important contribution to the behavioral discussions, or taboos, almost always aimed at the female universe. If from the 1950s it becomes common for the musical groups to use costumes to distinguish between the character / singer and the person herself, Lee extrapolates such by making the costume an aid to the construction of narratives, also allowing a theatrical space. On the other hand, some details, such as her haircuts, became a trait of the character in everyday life.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectLee, Rita, 1947-pt_BR
dc.subjectTeatros - Cenografia e cenáriospt_BR
dc.subjectTrajespt_BR
dc.subjectTheaters - Stage-setting and scenerypt_BR
dc.subjectCostumept_BR
dc.subjectLee, Rita, 1947-pt_BR
dc.titleRita Lee: figurinos, irreverências e o limiar arte-vidapt_BR
dc.title.alternativeRita Lee: costume, irreverence and the art-life thresholdpt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEssa pesquisa intenta pontuar os contextos e as diferentes estratégias assumidas pela cantora Rita Lee, quanto ao uso dos figurinos, nos seus shows musicais. Desde que integrou a banda Os Mutantes até as suas últimas apresentações, esse elemento serviu como um importante aporte das discussões comportamentais, ou tabus, quase sempre voltadas para o universo feminino. Se a partir dos anos de 1950 torna-se comum às bandas o uso do figurino para demarcar a separação entre a personagem/cantora e a pessoa, Lee extrapola ao torná-lo um auxílio para a construção de narrativas, possibilitando também um espaço teatral. Por outro lado, alguns detalhes, a exemplo dos seus cortes de cabelo, passam a ser um rastro da personagem no cotidiano.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Amabilis de Jesus
dc.contributor.referee1Silva, Amabilis de Jesus da
dc.contributor.referee2Scheffler, Ismael
dc.contributor.referee3Souza, Maurini de
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Cenografiapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
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