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Título: A escrita cenográfica no trabalho de Fernando Marés com a Companhia Brasileira de Teatro entre os anos de 2010 e 2012
Título(s) alternativo(s): The scenic writing in the work of Fernando Mares with Companhia Brasileira Theatre between 2010 years and 2012
Autor(es): Alves, Paulo Vinícius
Orientador(es): Souza, Maurini de
Palavras-chave: Teatros - Cenografia e cenários
Evolução - Cenografia e cenários
Teatro - Curitiba (PR)
Companhias de teatro
Theaters - Stage-setting and scenery
Evolution - Stage-setting and scenery
Theater - Curitiba (PR)
Theatrical companies
Data do documento: 15-Dez-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: ALVES, Paulo Vinícius. A escrita cenográfica no trabalho de Fernando Marés com a Companhia Brasileira de Teatro entre os anos de 2010 e 2012. 2014. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Cenografia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014.
Resumo: Este texto apresenta uma revisão da cenografia no teatro a partir do início do século XX, propondo, numa abordagem histórica, a fim de articular a compreensão do conceito de “escrita cenográfica” ou “dramaturgia cenográfica” do trabalho que o cenógrafo Fernando Marés desenvolveu com a Companhia Brasileira de Teatro de Curitiba entre os anos de 2010 e 2013. O artigo enfoca a abordagem da cenografia como dramaturgia visual de um espetáculo, tornando a espacialidade como signo atuante para a construção e a recepção da cena teatral. Apresenta-se um recorte específico de pensadores e propulsores da evolução cenográfica no século XX, para então relacioná-los com o trabalho de Fernando Marés. Destaca-se, nessa base histórico teórica, os estudos de Roubine (1998) e Lehmann (2007).
Abstract: This paper presents a review of the set design in theater from the early twentieth century, proposing an historical approach in order to articulate an understanding of the concept of "scenography scripture" or "scenographic drama" of the work that the designer Fernando Mares developed with Companhia Brasileira de Teatro de Curitiba between the years 2010 and 2013 the article focuses on the approach of scenography as visual drama of a show, making spatiality as active for the construction sign and the reception of the theatrical scene. Presents a specific crop of thinkers and drivers of scenographic developments in the twentieth century, and then relate them to the work of Fernando Tides. Descata-up, this theoretical historical basis, the proposed Roubine (1998) and Lehmann (2007).
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/17196
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