Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/17195
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Araújo, Marina Moraes de | |
dc.date.accessioned | 2020-11-20T18:31:17Z | - |
dc.date.available | 2020-11-20T18:31:17Z | - |
dc.date.issued | 2014-12-15 | |
dc.identifier.citation | ARAÚJO, Marina Moraes de. Cenografia aplicada a exposições em museus de arte. MAR - Museu de Arte do Rio de Janeiro. 2014. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Cenografia) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/17195 | - |
dc.description.abstract | This article aims to investigate how to set up a scenery of exhibitions at MAR (Art Museum of Rio) and analyze some aspects that identify this practice. With the emergence of large museums in Brazil in the last decades, the use of new proposals related to the innovation of how to expose art has increased. To show those transformations and to understand the advantages and disadvantages, a bibliography compilation and some relevant examples of brazilian scenography exhibitions will be presented. The opening of MAR was in the year of 2013 and its main idea is to expose art and history of Rio de Janeiro in order to involve the viewer, so that he becomes part of the city and its culture. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Exposições - Cenários | pt_BR |
dc.subject | Museus - Brasil | pt_BR |
dc.subject | Museu de Arte do Rio | pt_BR |
dc.subject | Museu de Arte São Paulo | pt_BR |
dc.subject | Exhibitions - Settings | pt_BR |
dc.subject | Museums - Brasil | pt_BR |
dc.title | Cenografia aplicada a exposições em museus de arte: MAR – Museu de Arte do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.title.alternative | Set design applied to exhibitions in art museums: MAR - Art Museum of Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.type | specializationThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Este artigo tem como objetivo investigar aspectos da cenografia aplicada a exposições de arte. Para pensar as características dessa atividade, foi necessário buscar referências bibliográficas que abordassem o tema, relacionando com o conceito do cubo branco, apresentado pelo autor O’Doherty. Como objeto de estudo são apresentados três exposições recentes do MAR - Museu de arte do Rio, inaugurado no ano de 2013. A escolha desse museu está relacionada ao interesse pelo estudo do contexto brasileiro, nessa área de atuação, e suas presentes mudanças nas últimas décadas. | pt_BR |
dc.degree.local | Curitiba | pt_BR |
dc.publisher.local | Curitiba | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Landal, Simone | |
dc.contributor.referee1 | Landal, Simone | |
dc.contributor.referee2 | Scheffler, Ismael | |
dc.contributor.referee3 | Silva, Amábilis de Jesus da | |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Especialização em Cenografia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CT - Cenografia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_CENOG_II_2015_12.pdf | 584,21 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.