Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/17193
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPitta, Virgínia Escóssia da Rocha
dc.date.accessioned2020-11-20T18:31:15Z-
dc.date.available2020-11-20T18:31:15Z-
dc.date.issued2014-12-15
dc.identifier.citationPITTA, Virgínia Escóssia da Rocha. A cenografia no espaço expositivo. 2014. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Cenografia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/17193-
dc.description.abstractThe aim of this research paper is to investigate why some exhibits use scenography as expository language. This reason, it will be studied and analyzed the history of art exhibitions, museums and art, in order to understand at what particular point in time the scenography gains relevance in this context. It is argued that the historical study of this subject is important because the exhibitions are part of a context that goes beyond the exhibition area of a gallery: they are part of the aestetics, arts system. As one of the main conclusions of this brief that the new exhibition arrangements, wether they adopte the scenography, show every sign of having arisen throughout the artistic movements and the questioning includ the concept of what is art. With this in mind, some analogies between the historical aspect and the peculiarities that characterize art exhibitions today will be made, in order to understand which of these componentes were employed by the exhibition room so that they made scenography one of its language. Overall the results of this investigation show that scenography, as an element of the theatrical universe, was exploited by the exhibition space for being a communicative connection between art and spectators, irrespective of wether the topic of an exhibition is a collection of artifacts or the life of an artist.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectExposições - Cenáriospt_BR
dc.subjectArte - Exposiçõespt_BR
dc.subjectLinguagem e línguas - Cenografia e cenáriospt_BR
dc.subjectEspaço (Arte)pt_BR
dc.subjectExhibitions - Settingspt_BR
dc.subjectArts - Exhibitionspt_BR
dc.subjectLanguage and languages - Stage-setting and scenerypt_BR
dc.subjectSpace (Art)pt_BR
dc.titleA cenografia no espaço expositivopt_BR
dc.title.alternativeThe scenery in the exhibition spacept_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoO presente artigo tem como objetivo investigar por que algumas exposições de arte utilizam a cenografia como linguagem expositiva. Para isso, será estudado e analisado o histórico das exposições de arte com a intenção de compreender em que momento a cenografia entra nesse contexto. As exposições se inserem numa conjuntura que vai além do espaço expositivo da galeria, fazendo parte do sistema das artes. Percebe-se que os novos formatos expositivos, apropriando-se ou não da cenografia, parecem ter surgido ao longo dos movimentos artísticos e dos questionamentos que envolvem o conceito do que seja arte. Partindo desse estudo, serão realizados paralelos entre os fatores históricos e os elementos que caracterizam as exposições de arte hoje. Conclui-se que a cenografia, como elemento do universo teatral, foi absorvida pelo espaço expositivo por ser um elemento comunicador e facilitador entre obra e espectador.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Landal, Simone
dc.contributor.referee1Landal, Simone
dc.contributor.referee2Scheffler, Ismael
dc.contributor.referee3Gomes Filho, Alfredo
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Cenografiapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpt_BR
Aparece nas coleções:CT - Cenografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_CENOG_II_2015_15.pdf383 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.