Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/17188
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Scoton, Juliane Brito | |
dc.date.accessioned | 2020-11-20T18:31:11Z | - |
dc.date.available | 2020-11-20T18:31:11Z | - |
dc.date.issued | 2014-12-15 | |
dc.identifier.citation | SCOTON, Juliane Brito. A tipografia como elemento cenográfico. 2015. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Cenografia) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/17188 | - |
dc.description.abstract | This article aims to present and discuss the possible usage of typography within the theatrical set design. Its development is traced by research on the history of typography, its use and its relationship with the arts, so that its function can be understood. Then, typography is studied in the theatrical context, where the word is more commonly spoken than written; and, finally, we propose a case-study of the play Amorfo, in which the aforementioned use of typography is explored, showing that its presence on scenery can help contextualize the narrative, the interpretation of the work, and that it interacts directly with the play. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Projeto gráfico (Tipografia) | pt_BR |
dc.subject | Teatros - Cenografia e cenários | pt_BR |
dc.subject | Prática tipográfica - Layout | pt_BR |
dc.subject | Graphic design (Typography) | pt_BR |
dc.subject | Theaters - Stage-setting and scenery | pt_BR |
dc.subject | Printing, Practical - Layout | pt_BR |
dc.title | A tipografia como elemento cenográfico | pt_BR |
dc.title.alternative | Typography as a scenic element | pt_BR |
dc.type | specializationThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Este artigo tem como objetivo apresentar e discutir os possíveis usos da tipografia no âmbito da cenografia teatral. Seu desenvolvimento é traçado por uma pesquisa bibliográfica sobre a história da tipografia, seus usos e sua relação com as artes, para que seja possível compreender sua função; em seguida, é estudada a tipografia no contexto teatral, em que a palavra é mais comumente falada do que escrita; e, por fim, é proposto o estudo de caso da montagem Amorfo, no qual este uso é explorado, comprovando que a presença da tipografia na cenografia pode auxiliar na contextualização da narrativa, na interpretação da obra e que interfere diretamente na dramaturgia. | pt_BR |
dc.degree.local | Curitiba | pt_BR |
dc.publisher.local | Curitiba | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Amábilis de Jesus da | |
dc.contributor.referee1 | Silva, Amábilis de Jesus da | |
dc.contributor.referee2 | Scheffler, Ismael | |
dc.contributor.referee3 | Castro, Ivone Terezinha de | |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Especialização em Cenografia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CT - Cenografia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_CENOG_II_2015_07.pdf | 562,66 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.