Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/17186
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Amaral, Gina Mara Age do | |
dc.date.accessioned | 2020-11-20T18:31:09Z | - |
dc.date.available | 2020-11-20T18:31:09Z | - |
dc.date.issued | 2014-12-15 | |
dc.identifier.citation | AMARAL, Gina Mara Age do. A apropriação por Gerald Thomas das obras de Marcel Duchamp. 2015. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Cenografia) -Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/17186 | - |
dc.description.abstract | The purpose of the present article is to understand the appropriation made by Gerald Thomas, a Brazilian theater director, of the works of Marcel Duchamp, focusing The Bicycle Wheel (1913). Thomas uses it on the creation of the play Carmem Com Filtro 2.5 (1986), by the procedures of artistic fragmentation, with great attention to details and plasticity of his work, also leaving highlighted the style (of appropriation) adopted by him. Thus, it will be studied how the play was made and as it relates to the proper objects. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Apropriação (Arte) | pt_BR |
dc.subject | Thomas, Gerald, 1954- | pt_BR |
dc.subject | Duchamp, Marcel, 1887-1968 | pt_BR |
dc.subject | Críticos de teatro | pt_BR |
dc.subject | Appropriation (Art) | pt_BR |
dc.subject | Theater critics | pt_BR |
dc.title | A apropriação por Gerald Thomas das obras de Marcel Duchamp | pt_BR |
dc.title.alternative | The appropriation by Gerald Thomas of the works of Marcel Duchamp | pt_BR |
dc.type | specializationThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | O propósito deste artigo é compreender a apropriação feita por Gerald Thomas, diretor brasileiro de teatro, das obras de arte de Marcel Duchamp, com enfoque na Roda de Bicicleta (1913). Thomas utiliza-se desta obra na criação do espetáculo Carmem Com Filtro 2 (1986), por meio do procedimento de fragmentação artística, com grande atenção aos detalhes e à plasticidade de seu trabalho, deixando também em voga o estilo de apropriação por ele adotado. Desse modo, será estudado como foi feito tal espetáculo, em relação aos objetos apropriados. Foram utilizados a abstração de espectadores que assistiram à peça, relatos de críticos, vídeo e livros opinativos acerca da Arte para fazer esta pesquisa. | pt_BR |
dc.degree.local | Curitiba | pt_BR |
dc.publisher.local | Curitiba | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Torres Neto, Walter Lima | |
dc.contributor.referee1 | Torres Neto, Walter Lima | |
dc.contributor.referee2 | Scheffler, Ismael | |
dc.contributor.referee3 | Landal, Simone | |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Especialização em Cenografia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CT - Cenografia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_CENOG_II_2015_05.pdf | 388,8 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.