Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/17186
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAmaral, Gina Mara Age do
dc.date.accessioned2020-11-20T18:31:09Z-
dc.date.available2020-11-20T18:31:09Z-
dc.date.issued2014-12-15
dc.identifier.citationAMARAL, Gina Mara Age do. A apropriação por Gerald Thomas das obras de Marcel Duchamp. 2015. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Cenografia) -Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/17186-
dc.description.abstractThe purpose of the present article is to understand the appropriation made by Gerald Thomas, a Brazilian theater director, of the works of Marcel Duchamp, focusing The Bicycle Wheel (1913). Thomas uses it on the creation of the play Carmem Com Filtro 2.5 (1986), by the procedures of artistic fragmentation, with great attention to details and plasticity of his work, also leaving highlighted the style (of appropriation) adopted by him. Thus, it will be studied how the play was made and as it relates to the proper objects.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectApropriação (Arte)pt_BR
dc.subjectThomas, Gerald, 1954-pt_BR
dc.subjectDuchamp, Marcel, 1887-1968pt_BR
dc.subjectCríticos de teatropt_BR
dc.subjectAppropriation (Art)pt_BR
dc.subjectTheater criticspt_BR
dc.titleA apropriação por Gerald Thomas das obras de Marcel Duchamppt_BR
dc.title.alternativeThe appropriation by Gerald Thomas of the works of Marcel Duchamppt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoO propósito deste artigo é compreender a apropriação feita por Gerald Thomas, diretor brasileiro de teatro, das obras de arte de Marcel Duchamp, com enfoque na Roda de Bicicleta (1913). Thomas utiliza-se desta obra na criação do espetáculo Carmem Com Filtro 2 (1986), por meio do procedimento de fragmentação artística, com grande atenção aos detalhes e à plasticidade de seu trabalho, deixando também em voga o estilo de apropriação por ele adotado. Desse modo, será estudado como foi feito tal espetáculo, em relação aos objetos apropriados. Foram utilizados a abstração de espectadores que assistiram à peça, relatos de críticos, vídeo e livros opinativos acerca da Arte para fazer esta pesquisa.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Torres Neto, Walter Lima
dc.contributor.referee1Torres Neto, Walter Lima
dc.contributor.referee2Scheffler, Ismael
dc.contributor.referee3Landal, Simone
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Cenografiapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
Aparece nas coleções:CT - Cenografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_CENOG_II_2015_05.pdf388,8 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.