Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/17184
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDiniz, Elcio Levi Brandão
dc.date.accessioned2020-11-20T18:31:08Z-
dc.date.available2020-11-20T18:31:08Z-
dc.date.issued2014-10-15
dc.identifier.citationDINIZ, Elcio Levi Brandão. A cenografia de espetáculos para crianças no espaço escolar. 2014. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Cenografia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/17184-
dc.description.abstractThis article presents a reflection on theatrical plays for children that are performed at public schools in Curitiba. Sticking mainly to the issues of spatiality and set design, this text seeks to establish a dialogue between the notes of Agustín Escolano and Viñao Frago about the school environment and reflections of researchers from the theater area, as Osvaldo Gabrieli, André Carreira and Walter Torres. In order to investigate the scenic potential use of school environments, the article reflects on how does the school environment is organized and how dos the theatrical space establishes within this context, in addition to understanding the set designer role in theater achievements of this nature. The paper proposes then to discuss technical and social issues of the shows brought to schools, reflecting on how does the theater space sets within the school space.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectTeatros - Cenografia e cenáriospt_BR
dc.subjectTeatro infantojuvenilpt_BR
dc.subjectEspaços públicospt_BR
dc.subjectEscolaspt_BR
dc.subjectTheaters - Stage-setting and scenerypt_BR
dc.subjectChildren's theaterpt_BR
dc.subjectPublic spacespt_BR
dc.subjectSchoolspt_BR
dc.titleA cenografia de espetáculos para crianças no espaço escolarpt_BR
dc.title.alternativeThe scenography of shows for children at schoolpt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEste artigo traz uma reflexão sobre espetáculos teatrais infantis apresentados em escolas públicas de Curitiba. Atendo-se principalmente às questões de espacialidade e cenografia, o texto procura estabelecer uma interlocução entre as pontuações de Agustín Escolano e Viñao Frago a respeito do espaço escolar e reflexões de pesquisadores da área do teatro, como Osvaldo Gabrieli, André Carreira e Walter Lima Torres Neto. A fim de investigar o potencial de uso cênico dos ambientes da escola, o artigo reflete sobre o modo como se organiza o espaço escolar e como se estabelece o espaço teatral dentro deste contexto, além de verificar o papel do cenógrafo em realizações cênicas desta natureza. O artigo se propõe, então, a problematizar questões artísticas e cenográficas dos espetáculos levados às escolas, procurando compreender como se dá o espaço do teatro dentro do espaço da escola.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Scheffler, Ismael
dc.contributor.referee1Scheffler, Ismael
dc.contributor.referee2Souza, Maurini de
dc.contributor.referee3Landal, Simone
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Cenografiapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
Aparece nas coleções:CT - Cenografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_CENOG_II_2015_03.pdf334,75 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.