Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1716
Título: | GeoPlexo: um material manipulável para o ensino dos números complexos |
Autor(es): | Bernardi, Alexandre Adriano |
Orientador(es): | Sobrado Suárez, Fredy Maglorio |
Palavras-chave: | Estratégias de aprendizagem Matemática - Estudo e ensino Ensino - Meios auxiliares Números complexos Learning strategies Mathematics - Study and teaching Teaching - Aids and devices Numbers, Complex |
Data do documento: | 29-Mai-2015 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Pato Branco |
Citação: | Bernardi, Alexandre Adriano. GeoPlexo: um material manipulável para o ensino dos números complexos. 2015. 107 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2015. |
Resumo: | O presente trabalho tem como principal objetivo desenvolver um material manipulável para auxiliar o processo de ensino e aprendizagem dos Números Complexos. Primeiramente procura situar o atual ensino dos Números Complexos tendo como norte, o viés da pesquisa produzida em dissertações de mestrado e publicadas no portal da Capes e na biblioteca Virtual do PROFMAT no período de 2004 a 2014. Apresenta, em seguida, aspectos históricos sobre o tema, uma fundamentação matemática e uma discussão sobre a utilização de materiais manipuláveis como recursos didáticos para o ensino da matemática. É proposto um material manipulável denominado GeoPlexo e uma sequência de atividades dos conteúdos de potenciação e radicação de Números Complexos explicando sua utilização. Constatou-se a relevância do material manipulável como recurso didático para o ensino dos Números Complexos, principalmente no que tange à visualização geométrica deste objeto matemático. |
Abstract: | This study aims to develop a manipulative material to assist the teaching and learning of Complex Numbers. Primarily, It tries to define the status of the current teaching of Complex Numbers, having as guide the bias of the research produced in dissertations and published on the website of Capes and the Virtual Library of Profmat from 2004 to 2014. It presents historical aspects of the theme, a mathematical foundation and a discussion of the use of manipulative materials as teaching resources for the teaching of mathematics. It introduces the manipulative material called GeoPlexo and a sequence of activities of potentiation and settling of complex numbers, explaining its use. It concludes with the importance of manipulative materials as a teaching resource for the teaching of Complex Numbers, especially regarding the geometric visualization of this mathematical object. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1716 |
Aparece nas coleções: | PB - Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PB_PROFMAT_M_Bernardi, Alexandre Adriano_2015.pdf | 19,43 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.