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dc.creatorAvila, Adriana Maria-
dc.date.accessioned2016-10-18T18:30:28Z-
dc.date.available2016-10-18T18:30:28Z-
dc.date.issued2015-12-10-
dc.identifier.citationAVILA, Adriana Maria. Representações sociais sobre educação ambiental e objetivações em práticas pedagógicas no ensino fundamental. 2015. 92 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1714-
dc.description.abstractThis work presents results, reflections, conclusions and considerations about the research entitled "Social representations of environmental education and objectivations in teaching practices in elementary school ". She intended to make known research whose objectives were to know the current environmental education framework (EA) developed by the teachers of the early years of elementary school of that city; identify their social representations about EA and the ways in which these representations are objectified in their teaching practices. Thus, the methodology is characterized by the qualitative approach; whose data collection instruments were the Free Evocation Questionnaire (QEV), the semi-structured interviews and documentary research. The QEV consists of free recall questions and essay questions, whose data is quantitative and qualitative. Data from this instrument were analyzed according to the procedures of the Structural Approach to Theory of Social Representations. In turn, the analysis of data obtained through the interview and reading the documents followed the guidelines of the Content Analysis method. The theoretical and methodological basis of this research was the Theory of Social Representations and critical approach to environmental education. Thus, the results obtained in the investigation allowed us to identify the social representations of EA of participants; confirm that such representations are being targeted in their pedagogical practices that are characterized as conservative. Also confirm that the teaching documents of the surveyed network are in line with the official documents on EA; the AE actions developed in the network are referenced in the teaching documents of the network and in the official documents of EA and the EA practices of survey participants teachers relate directly with their social representations on Environmental Education.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectRepresentações sociaispt_BR
dc.subjectEducação ambiental - Aspectos sociaispt_BR
dc.subjectEducação ambiental - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectSocial representationspt_BR
dc.subjectEnvironmental education - Social aspectspt_BR
dc.subjectEnvironmental education - Study and teachingpt_BR
dc.titleRepresentações sociais sobre educação ambiental e objetivações em práticas pedagógicas no ensino fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeSocial representations of environmental education and objectivations in teaching practices in elementary schoolpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEssa dissertação apresenta resultados, reflexões, conclusões e considerações sobre a pesquisa intitulada “Representações sociais sobre educação ambiental e objetivações em práticas pedagógicas no ensino fundamental”. Ela pretendeu tornar conhecida a investigação cujos objetivos foram: conhecer o atual quadro de Educação Ambiental (EA) desenvolvido pelas professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental I do referido município; identificar suas representações sociais sobre EA e os modos pelos quais essas representações são objetivadas em suas práticas pedagógicas. Assim, a metodologia utilizada caracteriza-se pela abordagem qualitativa; cujos instrumentos de coleta de dados foram o Questionário de Evocação Livre (QEV), a entrevista semiestruturada e a pesquisa documental. O QEV é composto por questões de evocação livre e questões dissertativas, cujos dados são quantitativos e qualitativos. Os dados obtidos por esse instrumento foram analisados de acordo com os procedimentos da Abordagem Estrutural da Teoria das Representações Sociais. Por sua vez, a análise dos dados obtidos através da entrevista e da leitura dos documentos seguiu as orientações do método de Análise de Conteúdo. A base teórica e metodológica dessa pesquisa consistiu na Teoria das Representações Sociais e na abordagem crítica de Educação Ambiental. Assim, os resultados obtidos na investigação nos permitiram identificar as representações sociais de EA das participantes; confirmar que tais representações estão sendo objetivadas em suas práticas pedagógicas que se caracterizam como conservadoras. Também confirmam que os documentos pedagógicos da rede pesquisada estão em consonância com os documentos oficiais sobre EA; que as ações de EA desenvolvidas na rede são referenciadas nos documentos pedagógicos da rede e nos documentos oficias de EA e que as práticas de EA das professoras participantes da pesquisa relacionam-se diretamente com suas representações sociais sobre Educação Ambiental.pt_BR
dc.degree.localPato Brancopt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0264049033195457pt_BR
dc.contributor.advisor1Teixeira, Edival Sebastião-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0826917150806263pt_BR
dc.contributor.referee1Teixeira, Edival Sebastião-
dc.contributor.referee2Luz, Araci Asinelli da-
dc.contributor.referee3Rubin-Oliveira, Marlize-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regionalpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:PB - Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional

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