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Título: Entre lugares: o corpo político e artístico na videodança Dancer
Título(s) alternativo(s): Between places: the body political and artistic in the video dance Dancer
Autor(es): Figueiredo, Juliana Rodrigues Menezes
Orientador(es): Greca, Juliana Maria
Palavras-chave: Performance (Arte)
Política e cultura
Multiculturalismo
Imagem corporal na arte
Performance art
Politics and culture
Multiculturalism
Body image in art
Data do documento: 9-Abr-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: FIGUEIREDO, Juliana Rodrigues Menezes. Entre lugares: o corpo político e artístico na videodança Dancer. 2019. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Artes Híbridas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Curitiba, 2019.
Resumo: Este artigo propõe uma reflexão acerca dos conceitos e dos meios pelos os quais a videodança Dancer constrói a sua linguagem experimental a partir do modo performativo e político e o seu enunciado como questão norteadora para discutir através da performance na esfera pública, o multiculturalismo e a tradução cultural como conceito de hibridação cultural. Para elucidar os conceitos, modos e formas assumidos em Dancer de Dara Friedman, o teórico e crítico Homi K. Bhabha será a referência base, além dos pressupostos conceitos fundamentados por André Lepecki e Néstor Canclini. No percurso analítico desta investigação, serão estudados, a imagem, o corpo, a edição e o “entre lugar”, a partir do viés político/artístico para discutir como Dancer (re)presenta as questões atuais no mundo.
Abstract: This article proposes a reflexion about concepts and tactics by which the video dance Dancer builds it’s experimental language from the performative and political manner, and it’s statement as a guiding question to discuss over performance on a public sphere, multiculturalism and cultural tradition as a concept of cultural hybridization. In order to elucidate the concepts, behaviours and forms assumed in Dara Friedman’s Dancer, the theorist and critic Homi K. Bhabha will be the base reference, besides the presuposed assumptions by André Lepecki and Néstor Canclini. In the analytical course of this research, the image, body, edition and the “between” will be studied, from the artistic and political bias to talk over Dancer that (re)presents the current world issues.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/17072
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