Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/17059
Título: | Imagem, Duchamp e o outro: ou sobre o convite à percepção imagética pelo sujeito |
Título(s) alternativo(s): | Image, Duchamp and the other: or about the invitation to the imaginary perception by the subject |
Autor(es): | Khouri, Gihad Abdalla El |
Orientador(es): | Landal, Simone |
Palavras-chave: | Imagens Sujeito (Filosofia) na literatura Subjetividade Percepção Pictures Subject (Philosophy) in literature Subjectivity Perception |
Data do documento: | 1-Dez-2017 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | KHOURI, Gihad Abdalla El. Imagem, Duchamp e o outro: ou sobre o convite à percepção imagética pelo sujeito. 2017. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Artes Híbridas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2017. |
Resumo: | O presente estudo busca estruturar teórico-conceitualmente um encontro entre a postura artística de Marcel Duchamp, a partir de Octavio Paz, ao conceito de sujeito prático Deleuziano considerando a imagem enquanto um dado perceptivo que altera o sujeito ao mesmo tempo que é alterada por ele a partir das noções de Aumont, Beccari, Berger, Crary e Rancière. Metodologicamente, estrutura-se a partir de estudo bibliográfico e construção imagética, dividindo-se em quatro partes : Duchamp traçando-se a postura do artista e suas ligações com a imagem e o olhar do outro; Sujeito desenvolvendo-se a ideia deleuziana e adentrado-se ao conceito de subjetividade a fim de entender o sujeito transitório que se constitui no dado; Ode ao Olhar sendo uma construção imagética embasada pela abordagem de John Berger que se propõe a confirmar a força da imagem por si só; fechando o arco com Imagem apresenta-se uma visão amplificada da imagem em uma convergência do sujeito apresentado aplicação à imagem duchampiana. |
Abstract: | The present study seeks to structure theoretically-conceptually a meeting between Marcel Duchamp's artistic posture, from Octavio Paz, to the concept of Deleuzian practical subject considering the image as a perceptual data that alters the subject while is changed by him to from the notions of Aumont, Beccari, Berger, Crary and Rancière. Methodologically, it is structured from a bibliographical study and image construction, dividing into four parts: Duchamp drawing the artist's posture and his connections with the image and the look of the other; Subject being developed the Deleuzian idea and entered the concept of subjectivity in order to understand the transient subject that is constituted in the die; Ode to the Look being an imagistic construction based on the approach of John Berger that proposes to confirm the force of the image by itself; closing the arch with Image presents an amplified vision of the image in a convergence of the subject applied to the Duchampian image. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/17059 |
Aparece nas coleções: | CT - Artes Híbridas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_CEART_II_2017_04.pdf | 2,89 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.