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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/17056
Título: | Indefinindo fronteiras na música: uma análise sobre o grupo Uakti |
Título(s) alternativo(s): | Undefined boundaries in the music: an analysis about Uakti group |
Autor(es): | Barros, Caroline Karasinski |
Orientador(es): | Greca, Juliana Maria |
Palavras-chave: | Multimídia (Arte) Instrumentos musicais Bandas (Música) Educação Multimedia (Art) Musical instruments Bands (Music) Education |
Data do documento: | 26-Fev-2018 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | BARROS, Caroline Karasinski. Indefinindo fronteiras na música: uma análise sobre o grupo Uakti. 2018. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização (Especialização em Artes Híbridas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018. |
Resumo: | O grupo Uakti trabalhou entre 1978 e 2015 com o objetivo de gerar combinações entre os instrumentos musicais, como também em criar um espaço que acolhesse as investigações e produções musicais do grupo proporcionando trocas, aprendizagens e manifestações artísticas variadas entre os integrantes do Uakti, caracterizando-se pela particularidade de criar e produzir seus instrumentos musicais, algo que se refletiu não apenas na sonoridade de suas músicas, mas também nos corpos dos músicos ao interagirem com esses instrumentos. O trabalho do grupo perpassou por várias áreas do conhecimento, dentre elas Música, Dança, Arquitetura, Engenharia, Artesanato, Marcenaria, Física, Eletrônica, entre outras. Esta pesquisa se propõe a analisar o grupo Uakti como proposta híbrida a partir da teoria da Paisagem Sonora de Schafer (2001) na Música e da Análise de Movimento de Laban (1971) na Dança, com perspectivas transdisciplinares que possibilitam a construção de conhecimentos para o campo da Educação. Compreende-se que pensar o grupo Uakti como proposta híbrida agrega o compartilhamento de conhecimentos e sua desfragmentação, pois se percebe que o acesso à Música pode se dar por outras áreas de conhecimento que não sejam necessariamente do campo específico da Música, e também de relações artísticas e/ou não artísticas que promovam a desfronteirização entre os conhecimentos. |
Abstract: | The Uakti group worked between 1978 and 2015 with the aim of generating combinations between the musical instruments, as well as creating a space that would welcome the researches and musical productions of the group, providing a variety of exchanges, learning and artistic manifestations among Uakti members, and this was reflected not only in the sonority of their songs but also in the bodies of the musicians when interacting with these instruments. The work of the group covered several areas of knowledge, among them Music, Dance, Architecture, Engineering, Handicrafts, Woodworking, Physics, Electronics, among others. This research proposes to analyze the Uakti group as a hybrid proposal based on Schafer's (2001) Soundscape theory in Music and the Laban Movement Analysis (1971) in Dance, with transdisciplinary perspectives that enable the construction of knowledge for the field of Education. It is understood that thinking the Uakti group as a hybrid proposal adds the sharing of knowledge and its defragmentation, because it is perceived that access to Music can occur through other areas of knowledge that are not necessarily the specific field of Music, as well as relations artistic and/or non-artistic that promote the de-translation between knowledge. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/17056 |
Aparece nas coleções: | CT - Artes Híbridas |
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